Como montar uma equipe de compliance para cuidar da sua organização?

Time é essencial para garantir o cumprimento de normas, leis e regras de uma empresa

Montar uma boa equipe de compliance é essencial para cuidar de uma empresa, afinal, o time garante o cumprimento de normas, leis e regras que regem um negócio. Assim, se você quer evitar problemas e ainda garantir eficiência nos processos, a equipe de compliance pode ajudar nesta missão. 

Entre os principais desafios na hora de montar o time, está a escolha das pessoas. Além de buscar profissionais capacitados, é preciso ter uma quantidade adequada de membros na equipe para garantir que o trabalho seja feito com qualidade. Então, como montar uma boa equipe de compliance para sua empresa? 

Antes de definir quem vai fazer parte da equipe de compliance, é preciso entender o que o time vai fazer. Nesse caso, o grupo deve analisar riscos, propor melhorias, fiscalizar os dados contábeis e gerenciar controles internos.

Além disso, outras atividades também são de responsabilidade desta equipe, por exemplo, as auditorias periódicas, a criação de normas na empresa e ações de prevenção e combate a fraudes.

Por sua vez, o time deve ter um líder, o CCO (Chief Compliance Officer), o qual assegura que todos estão seguindo as políticas de compliance da empresa. Assim, o profissional implementa as diretrizes de um programa de integridade.

Dentro do programa está o código de conduta da empresa e com base neste documento, o CCO estabelece canais de denúncia e outras políticas internas para a empresa. 

Leia também: Saiba porque a tecnologia é uma aliada do compliance

Nestes casos, o uso da tecnologia acaba sendo um grande aliado da equipe de compliance. Outra tarefa essencial do CCO é monitorar os riscos, tanto relacionados às pessoas da empresa quanto a processos que não estão de acordo com a lei.

Qual deve ser o tamanho da equipe de compliance?

Em primeiro lugar, você deve mapear as necessidades do seu negócio. Com base no que você precisa e no tamanho da equipe da empresa é que você saberá quantas pessoas devem entrar no time de compliance.

Por exemplo, se o seu negócio possui muitas relações com órgãos de regulamentação, o time vai precisar ser maior, é o caso de empresas que fornecem produtos ou serviços para o setor público, por exemplo.

Saiba mais sobre o papel do canal de denúncias no compliance: Como o Canal de Denúncias colabora para o programa de compliance?

Quanto menor a sua empresa e quanto menos regulamentação você precisar, menor será o time de compliance. Contudo, no caso de uma empresa grande, a equipe de compliance pode ser menor quando outros departamentos também fazem avaliações do cumprimento de normas em processos.

Outro ponto a se considerar é o número de funcionários que vão passar por treinamentos porque uma das atribuições da equipe de compliance é treinar os colaboradores. Com isso, quanto maior o time de funcionários, maior é a necessidade de abrangência destas atividades.

Se você estiver com dúvidas na hora de montar sua equipe de compliance, busque uma empresa especializada. Além de oferecer toda orientação, a IAUDIT também fornece tecnologias adequadas para o seu negócio!

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress