Background Check é exemplo de ferramenta que ajuda a evitar danos a uma empresa
Você sabe por que a tecnologia é uma aliada do compliance? Por exemplo, o background check pode ajudar a evitar danos a uma empresa.
Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito de compliance, o qual é um conjunto de regras que protegem o seu negócio. Assim, podem ser criadas normas fiscais, trabalhistas, entre outras para mitigar os riscos de sofrer algum tipo de prejuízo no seu negócio .
Além disso, um programa de compliance também traz regras sobre comportamentos e processos internos. Com isso, ferramentas de compliance também detectam e corrigem problemas como: fraudes, falhas ou corrupção.
Então, a empresa tem uma chance inferior de sofrer com isso, reduzindo riscos fiscais e, portanto, financeiros, seja por um erro cometido ou até mesmo por algum ato de má-fé.
Mas qual é o papel da tecnologia em meio a estes benefícios? Nesse caso, ela torna este processo mais efetivo e rápido.
São inúmeras as soluções de tecnologia no compliance. Logo, cada empresa deve optar pelas que mais se adequam aos seus processos. Por exemplo, você pode optar por ferramentas que fazem a gestão de dados ou escolher uma solução que ajuda no processo de investigação.
Você também pode considerar uma ferramenta que monitora os sistemas da empresa.
Leia também: Qual o papel da tecnologia na gestão de risco das empresas?
Um exemplo de ferramenta completa é o background check. Com ela, é possível verificar diversos dados de uma pessoa ou empresa. Para isso, é necessário entender como o background check funciona.
Em um primeiro momento, podemos ressaltar que a ferramenta auxilia na tomada de decisão e são inúmeras as possibilidades em que a empresa pode se beneficiar desse serviço, tanto para contratar quanto para escolher um parceiro.
No primeiro caso, o background check ajuda a verificar antecedentes criminais. Além disso, também evidencia se há alguma restrição fiscal ou financeira no nome de alguém, garantindo que vai contratar uma pessoa idônea.
Também é possível checar se a pessoa foi alvo de algum processo judicial ou administrativo, e ter acesso ao histórico profissional. Se quiser, pode checar se o candidato tem alguma relação política.
Por outro lado, ao fechar uma parceria com outra empresa, você também pode se beneficiar do background check, verificando o histórico de fraudes, corrupção, má-conduta, má-gestão etc.
Você também pode gostar de: O papel do Background Check na redução de crimes financeiros
Em geral, o Background Check pode ser realizado em massa, caso a empresa tenha muitos CPFs ou CNPJs para checar. Já a segunda opção traz um relatório com mais detalhes, e torna a tomada de decisão mais assertiva sobre uma pessoa ou organização.
Assim, você reduz a chance de ser vítima de crimes. Entre eles, o golpe financeiro. Com isso, evita prejuízos e protege o nome da sua empresa. Afinal, ninguém quer ter sua marca atrelada a uma empresa ou pessoa com um histórico ruim.