Como o Canal de Denúncias colabora para o programa de compliance?

Ferramenta ajuda a achar os problemas na fonte, evitando prejuízos mais graves à empresa

O canal de denúncias é essencial para o programa de compliance, mas você sabe de que forma essa ferramenta ajuda uma empresa?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é um canal de denúncias e entender a importância dele para uma empresa. Por fim, você conseguirá compreender a relação entre canal de denúncias e compliance, além de como implementar a ferramenta na sua empresa.

O canal é um espaço para receber denúncias, e acaba inibindo ações ilegais ou antiéticas, ou seja, um funcionário, cliente ou parceiro vai pensar duas vezes antes de agir de forma não-idônea. Afinal, quando a empresa divulga o canal de denúncias, ele acaba servindo como um alerta. 

De forma ampla, o canal de denúncias é um meio para reportar desvios de conduta, assédio moral, desvio de verba, entre outras ações antiéticas e ilegais. Com isso, as informações ajudam a identificar os autores destes atos.

Outra função desse recurso é ajudar a reunir provas para uma investigação e, caso o ato ilícito seja comprovado, o canal, muitas vezes, traz dados que contribuem para “percorrer o caminho do problema”. Deste modo, corrigi-lo acaba sendo mais fácil.

Você também pode gostar de: Como implementar um canal de denúncias em empresas? 

Canal de denúncia e compliance

Mas qual a relação entre canal de denúncias e compliance? Nesse caso, a função é garantir o cumprimento das normas, evitar novos atos ilícitos ou erros e inibir novos problemas.

Além disso, o canal de denúncias ajuda a adequar os processos e atos ao programa de compliance, como o combate ao vazamento de dados, condutas antiéticas, fraudes, crimes e outros tipos de atos ilícitos.

Portanto, é uma ferramenta essencial, especialmente por ser uma forma anônima de receber informações sobre problemas. Muitas vezes, é possível chegar à fonte de uma situação para atuar o mais rápido possível e, dessa forma, os problemas não se tornam mais graves.

Solicite aqui um canal de denúncias para a sua empresa.

Por fim, para criar um canal de denúncias, é preciso esclarecer as regras do compliance e isso acaba sendo uma forma de reforçar ainda mais as normas da empresa. Então, se uma empresa quer garantir que o compliance seja cumprido, deve investir em um canal de denúncias. Além disso, a ferramenta ajuda a melhorar a produtividade, ajuda na participação em licitações e melhora a gestão de conflitos. 

Se a sua intenção é evitar uma crise de imagem e otimizar a gestão do seu negócio, todos devem estar alinhados ao compliance, tanto os colaboradores, quanto os gestores, parceiros e até mesmo os clientes.

Assim, ao estabelecer um bom programa de compliance, o canal de denúncias contribui para sua manutenção.

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress