Como implementar uma gestão ESG nas empresas?

Na prática, política ESG leva em conta práticas nos âmbitos ambiental, social e de governança

Mesmo que você não saiba o que é uma política ESG, já deve ter ouvido falar na sigla, afinal, o termo está mais popular recentemente. Mas, algumas empresas ainda não adotam estas práticas.

Além de auxiliar na gestão da empresa, estar de acordo com a política ESG é uma questão de responsabilidade social. Portanto, os resultados não são apenas internos. Eles refletem em toda a sociedade e no seu setor de atuação.

Mas o que é ESG? A sigla vem do inglês “Environmental, Social and Governance”. Portanto, a política ESG engloba práticas nos temas ambientais, sociais e de governança. 

Dessa forma, a empresa deve seguir algumas diretrizes na hora de tomar decisões, visando o bem estar dos colaboradores, da comunidade e da própria empresa.

Quando uma empresa adota a política ESG, ela está presente em produtos e serviços. Além disso, os processos e a forma de gestão da equipe também devem se adequar.

Portanto, vai muito além de uma campanha. Ao adotar estas práticas, o gestor muda a forma de olhar para o próprio negócio. Os resultados se refletem tanto dentro da empresa quanto no entorno. Portanto, é essencial que cada vez mais empresas considerem a política ESG.

Conheça as etapas de implementação da política ESG

Mas afinal, como implementar uma política ESG? É preciso fazer o trabalho passo a passo porque são três aspectos que você deve considerar.

Por exemplo, no aspecto ambiental, a empresa deve adotar processos mais benéficos para o meio ambiente. Assim, contempla o ponto “Environmental”. Neste caso, a empresa pode começar a reduzir desperdícios, começando a ter mais compromisso com o meio ambiente.

Você também pode gostar de: Qual a relação entre tecnologia e ESG nas empresas?

Outro ponto é reduzir a emissão de gases poluentes. Até mesmo decisões indiretas influenciam neste ponto. Para isso, adotar o home office pode reduzir o número de carros na rua. 

Mais uma iniciativa pode ser direto na produção de algum material ou produto. Por exemplo, optar pela fabricação com uma matéria-prima mais limpa, no caso da indústria.

Já no caso de outros negócios, pode tomar outras atitudes como comprar materiais recicláveis ou reciclar pode ser outra forma de se adequar ao E do ESG.

Além disso, realizar campanhas internas também conta como uma ação em prol do meio ambiente. Contudo, elas devem fazer parte de um conjunto de atitudes.

Por sua vez, no aspecto social, a empresa pode adotar algumas posturas diferentes. Entre elas está combater o assédio sexual e o preconceito.

Leia também: Sua empresa está 100% em conformidade com a LGPD?

Além disso, equiparar salários de homens e mulheres também é uma ação dentro do S do ESG. Desse modo, a empresa beneficia a comunidade local e serve como exemplo para as demais.

Por fim, em governança, a empresa deve criar políticas internas, como canais de denúncia. Dessa forma, fica mais fácil coibir fraudes, ações ilegais e abusos no ambiente de trabalho.

Neste ponto, também é ideal organizar conselhos e ter equipes voltadas a este trabalho. Você também pode contratar uma empresa especializada nesse tipo de gestão.

Assim, ao seguir estes pontos, você começa a jornada de implementar uma política ESG em sua empresa. Além destes exemplos, você também pode adotar ações específicas para o seu negócio!

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress