Sua empresa está 100% em conformidade com a LGPD?

Background Check feito de forma correta pode ajudar empresas 

Cumprir a LGPD nas empresas é um desafio. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais já está em vigor e descumpri-la irá trazer riscos para a sua empresa.

Com essa mudança na legislação, vieram inúmeras obrigações. Por exemplo, a empresa deve garantir a segurança dos dados e informações.

Desta forma, não proteger os dados dos clientes, colaboradores e fornecedores gera diversos problemas. Assim, cabe à companhia  assegurar a proteção destas informações.

Entre os cuidados que se deve tomar está não expor os dados dos funcionários, por exemplo. Neste aspecto, possivelmente surgirá a dúvida: afinal, é correto ou não fazer o Background Check?

Por um lado, a verificação de antecedentes ajudará a proteger os dados da empresa. Em suma, a segurança aumenta ao garantir que as pessoas físicas e jurídicas que mantêm contato com o seu negócio são idôneas.

Entretanto, o seu negócio deve fazer o Background Check de forma correta. Caso contrário, existe o risco de infringir os princípios de LGPD nas empresas e acabar tendo outros prejuízos. Por isso,  é importante ter uma empresa parceira que te ajude a utilizar o Background Check de maneira correta e inteligente. 

Conheça mais sobre o Background Check da IAUDIT

Em geral, é necessário respeitar a privacidade do colaborador. Além disso, também não é permitido pedir para o funcionário que ele te entregue uma certidão de antecedentes.

Esse tipo de pedido pode ser considerado como discriminação. Portanto, neste caso sua empresa corre o risco sofrer consequências legais. 

Saiba mais sobre empresas e o acesso a certidão de antecedentes clicando aqui

Então, é preciso garantir que você vai fazer um Background Check de acordo com os princípios de LGPD nas empresas. Para isso, a solução é usar as ferramentas corretas.

Por que fazer o Background Check?

Em resumo, o Background Check permite que você obtenha informações sobre o colaborador ou candidato. Entre os dados que normalmente serão analisados estão: o histórico criminal, profissional, processual ou mesmo comercial e financeiro.

Com isso, você garante que os funcionários e parceiros estejam de acordo com a política da sua empresa. Assim, você evita situações como fraudes, vazamento de dados, entre outros.

Além de ser lícito fazer o Background Check de pessoas físicas, também é possível fazer o mesmo com pessoas jurídicas. Desse modo, até mesmo fornecedores podem ser verificados.

Quando uma empresa faz negócio com outra, a imagem das duas acaba ficando associada. Por essa razão, é essencial ter cuidado e saber qual o histórico de um parceiro.

O mesmo ocorre com um funcionário. Além de ferir a imagem da empresa, um colaborador coloca em risco a segurança dos dados da companhia.

Cuidados com o Background Check visando a LGPD

Existem vários cuidados que devem ser tomados com o Background Check visando à LGPD. Para garantir que você está tomando todos eles, é preciso usar as tecnologias corretas.

Apenas uma empresa especializada em Background Check consegue garantir o procedimento de acordo com a lei. Afinal, existem algumas regras que são impostas pela LGPD sua empresa deve seguir.

Por exemplo, os dados devem estar de acordo com a legalidade dos seus fins. Isso significa que sua empresa deve tomar o cuidado de não os utilizar para outras finalidades.

Desta maneira, quando o Background Check está de acordo com a LGPD, a sua empresa não sofre sanções legais. Acima de tudo, você protege o seu negócio e consegue reduzir riscos.

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress