Qual a relação entre tecnologia e ESG nas empresas?

Questões ambientais são cada vez mais importantes no mundo corporativo

O ESG nas empresas está cada vez ganhando mais espaço. Em primeiro lugar, é preciso entender o que o termo significa.

Esta sigla vem do inglês. Portanto, ESG significa Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança). 

O primeiro termo, Environmental, se refere a práticas voltadas ao meio ambiente. Em geral, é como as empresas tratam de temas relacionados. Alguns deles são água, ar, poluição, eficiência energética, gestão de resíduos, entre outros.

Já o segundo, Social, se refere ao impacto das empresas na comunidade. Portanto, estão incluídos assuntos como salário justo, proteção de dados, satisfação de clientes e segurança do trabalho.

Por fim, o último termo, Governance, está ligado às políticas da empresa. Desta forma, o olhar deve ser voltado aos processos e estratégias. Transparência de dados e canais de denúncia de casos de assédio e corrupção são os destaques.

Descubra aqui os principais pilares de um programa de compliance

Mas, o que a tecnologia tem a ver com tudo isso? Em suma, existem diversas formas de garantir a jornada ESG nas empresas. Neste caminho, a tecnologia é uma grande aliada.

Tecnologia contribui para o desempenho em ESG

Você deve estar se perguntando como a tecnologia ajuda a garantir o cumprimento do ESG nas empresas. Então, vamos partir do princípio. Há diversos softwares que auxiliam nesta tarefa.

Entretanto, é preciso entender, na prática, como garantir o ESG nas empresas. Em primeiro lugar, é preciso aprimorar a estrutura de gestão e fazer um controle de riscos.

Neste caso, a tecnologia auxilia com softwares de gestão, que ajudam a mapear o seu negócio. Assim, consegue verificar a eficiência energética da sua empresa, por exemplo. Logo, é importante ver se ela se encaixa no primeiro ponto do ESG.

Outro exemplo é com relação ao Social. Você pode proteger seus dados e oferecer um ambiente mais seguro aos colaboradores.

Também é possível garantir que os clientes estejam satisfeitos. Tudo isso com a ajuda de softwares de gestão.

Por fim, se quer garantir que a sua empresa seja idônea, uma opção é estabelecer um programa de compliance. Na prática, haverão regras para que todos sigam, não somente os funcionários, mas os líderes e fornecedores.

Desta forma, a companhia garante uma rede de colaboradores alinhados com todos os princípios do seu negócio. Portanto, todos os processos e estratégias estarão de acordo com o que é recomendado para uma boa governança.

Além disso, caso haja algum problema para o cumprimento do ESG em empresas, a tecnologia pode ajudar a identificar as falhas. Assim, é possível melhorar a estratégia, mapear riscos e ainda definir objetivos, com metas de longo, médio e pequeno prazo.

Outro ponto em que a tecnologia colabora é com relação à mensuração de impacto das práticas ESG em empresas. Com isso, é simples mensurar qual o exato retorno destas mudanças no seu negócio.

Em outras palavras, você consegue medir se o seu negócio está mais rentável e mais promissor após as alterações. Portanto, terá cada vez mais incentivo para continuar evoluindo em ESG.

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress