Tendências do Compliance para 2023

Neste ano, o compliance mostra a importância do olhar atento às necessidades do cliente final

Começo de ano é sempre um momento de muitas reflexões sobre os resultados anteriores e, claro, ideais para planejar os próximos passos diante das tendências e estratégias que podem ser aplicadas para gerar os melhores resultados para uma empresa.

O ano de 2022 foi ótimo para o programa de compliance nas empresas e ele se mantém ainda melhor em 2023 com novidades que visam o crescimento das organizações. Não é atoa que o número de empresas com o serviço cresceu consideravelmente, e a tendência para este ano é um avanço ainda maior.

Isso porque o Brasil passou por uma forte crise da COVID-19, além de incertezas políticas e econômicas que influenciaram no modo de agir de toda a população, inclusive das organizações. Por outro lado, essas novas adaptações transformaram o cenário e a forma de se trabalhar. 

O compliance, que já era uma ferramenta importante nas corporações, se torna ainda mais fundamental para este novo ano, por isso, é essencial ficar de olho nas tendências do mercado, nos impactos das mudanças políticas e econômicas e, principalmente nos interesses do cliente final, que é onde ela irá se fortalecer durante 2023.

Tendências do Compliance para 2023

2023 já começou e com ele a importância do planejamento estratégico para a melhoria do programa compliance ou para a implementação do mesmo. A pergunta que gera é: o que será que mudou? E o que é novidade? Os gestores e CEOs precisam ficar atentos!

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Esse é um ano onde as organizações precisam olhar com mais atenção para os clientes, que estão cada vez mais conscientes e buscando entender a empresa em um contexto geral, e isso vai desde ao que ela oferece, até hábitos sociais e humanitários, como por exemplo: se o processo produtivo é sustentável, como são as práticas trabalhistas, se respeitam os direitos humanos, se buscam minimizar os impactos ambientais, e por aí vai.

A resposta para isso, é o decreto nº 11.129/2022, feito em 2022 que vai estar muito mais alinhado ao programa de compliance atual, mostrando que o foco vai além da prevenção de ilícitos, como lavagem de dinheiro, fraudes contábeis ou corrupção no geral. Para este ano, será necessário que os empreendimentos fiquem mais atentos na ética e na integridade corporativa, o que irá aumentar o escopo dos programas de Compliance.

Outro ponto importante é a Lei nº 14.457/2022, que já entra em vigor agora no mês de março, e determina que as empresas precisam ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que é basicamente a criação de mecanismos de recebimento e acompanhamento de denúncias e apuração de fatos, para casos de assédio sexual e violência no trabalho.

Em relação ao gerenciamento de dados no ambiente corporativo, que já era algo muito bem praticado no compliance, irá se torna ainda mais fundamental, porque o trabalho remoto e híbrido tende a se consolidar mais que no ano anterior, por isso, as empresas — principalmente aquelas com um menor controle —, precisam ficar atentas a esse assunto. 

Por fim, é importante ressaltar que as estratégias publicitárias de uma corporação precisam estar muito bem alinhadas à ética e à integridade. Ou seja, práticas como greenwashing não serão mais bem vistas, já que o objetivo da compliance nas empresas é criar mecanismos para garantir que condutas ambientais, sustentáveis e de direitos humanos não sejam  divulgadas de forma ilegítimas.

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Programa de compliance e a tecnologia 

Não é novidade que o avanço do digital está cada vez mais rápido. Por isso, a tecnologia estará ainda mais próxima do programa de compliance. Sabemos que os desafios que uma organização enfrenta no dia a dia são diversos, por isso, as soluções tecnológicas precisam ser aplicadas dentro do corporativo.

O digital será um grande investimento para a melhoria do compliance em qualquer empresa. Será através da tecnologia que processos, como gestão de riscos, políticas, treinamentos, canal de denúncias, relacionamento e avaliação de fornecedores poderão ser melhorados, se tornando essenciais para que os profissionais possam se dedicar àquilo que realmente é importante.

A conclusão é que as tendências 2023 para o compliance nas empresas vai além de gerar uma transparência corporativa aos colaboradores, investidores, fornecedores e consumidores, assim como contribuir para a diminuição de riscos e fraudes.

Essas novidades também irão contribuir para o avanço da integridade da empresa diante do consumidor final, e consequentemente trazendo mais notoriedade e fidelidade para a organização.  

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