Recursos tecnológicos transformam segurança reativa em preventiva
Você sabe qual a melhor forma de fazer a gestão de risco nas empresas? Antes de buscar soluções diversas, é importante ressaltar que a tecnologia é uma forte aliada.
Em geral, os recursos tecnológicos transformam a segurança reativa em preventiva. Na prática, sua empresa não terá que trabalhar para “apagar incêndios”, mas para evitar que problemas ocorram.
Afinal, o ditado “é melhor prevenir do que remediar”, se encaixa muito bem na rotina de uma empresa. Na prática, é muito mais eficiente e até mais barato reduzir ou acabar com riscos do que lidar com as consequências.
O que é gestão de risco nas empresas?
A gestão de risco nas empresas evita perdas financeiras e potenciais problemas. Em geral, seu negócio fica mais seguro e sustentável, em diversos aspectos. Além disso, você pode obter retornos ainda maiores quando faz essa gestão.
Por exemplo, se você sabe que a região onde está a sua empresa sofre com apagões, ter um gerador é uma forma de gerir este risco. Assim, você evita perdas, como mercadorias estragadas ou atendimento suspenso.
Além de evitar problemas, você também pode se destacar. Afinal, se o seu negócio é o único prestando atendimento naquela região no momento de um apagão, você será uma referência.
É importante saber que existem diversas formas de gestão de risco em uma empresa. Por exemplo, você pode gerir risco de mercado, de crédito, de liquidez ou operacional.
Portanto, em qualquer setor, a gestão de risco se faz necessária. Mas, afinal, qual o papel da tecnologia neste processo? De que forma softwares podem ajudar a prevenir problemas e prever ameaças?
Aqui na IAUDIT temos diversas estratégias para realizar a gestão de riscos na sua empresa. Ficou interessado? Clique aqui!
Gestão de risco nas empresas e os recursos tecnológicos
Em qualquer tipo de gestão de risco nas empresas, a tecnologia é uma grande aliada. Na prática, os recursos tecnológicos permitem mapear todas as ameaças e criar estratégias para evitar problemas.
Então, se há um risco de invasão em sua empresa, por exemplo, em vez de se preparar para o que fazer quando isso ocorrer, a tecnologia ajuda a prevenir. Assim, além de instalar alarmes que soam em caso de alguém invadir, você pode ter um sistema que impede as ocorrências.
Além disso, uma ferramenta de gestão de risco nas empresas pode oferecer suporte para a tomada de decisões. Com isso, quando surgir alguma dúvida, a tecnologia vai auxiliar a empresa na melhor escolha.
Desta maneira, você não vai precisar resolver as consequências de uma decisão ruim. Além disso, poderá obter ainda mais lucro ao fazer uma escolha com base em um software de gestão de riscos, por exemplo.
Outro papel fundamental da tecnologia é reduzir as chances de perdas. Na prática, ferramentas tecnológicas de gestão conseguem prever algum tipo de queda de valor e evitar que isso ocorra, em quaisquer aspectos.
Também no âmbito da prevenção de problemas, a tecnologia consegue auxiliar no cumprimento de leis. Desta maneira, você evita que o seu negócio receba algum tipo de punição por não estar adequado a normas.
Quer saber mais sobre o impacto da tecnologia nas empresas? Leia também: https://www.iaudit.com.br/blog/qual-e-o-impacto-da-tecnologia-nas-empresas/.