Estabeleça estratégias e veja quais das auditorias tem mais a ver com suas necessidades
Ter um processo de auditorias em empresas é sinônimo de organização entre companhias, colaboradores e mercado. Uma vez que, o papel de um auditor é avaliar documentos e procedimentos internos, ele também analisa a parte contábil para conduzir a empresa para o caminho mais próximo da excelência.
Para avaliar os acontecimentos de uma empresa existem dois tipos de auditorias que observam precisamente o que está em déficit e precisa de mais atenção para mudanças necessárias.
Auditoria interna
Como o próprio nome já diz, refere-se a um funcionário contratado pela própria organização. Tem a função de desenvolver ações do empreendimento, avaliando a eficácia dos processos da empresa e como eles estão sendo entregues, mapeando possíveis falhas.
Auditoria externa
Neste caso, ocorre a contração de um serviço terceirizado, como um advogado ou auditores sem vínculos com a empresa. Essa auditoria trabalha com a confiabilidade dos relatórios financeiros, prospectando para fora da empresa e entregando resultados para investidores.
É importante ressaltar que segundo a lei Nº 11.638/07, diz que empresas consideradas de grande porte que tenham ativo total superior a 240 milhões de reais ou receita bruta anual superior a 300 milhões de reais, são obrigadas a contratar uma auditoria externa.
Você também pode gostar de: Entenda quais os benefícios da auditoria externa
As auditorias ideais
Além das duas citadas, dentro dessas categorias existem outras auditorias que vai de encontro com a necessidade de cada empresa. Por exemplo:
- Se está sendo observada a necessidade de explorar documentos que envolvam o patrimônio da empresa, sua contabilidade e reduzir índices impróprios. Este é o papel da auditoria contábil;
- Quando passa a ser necessário olhar a entrada e saída de caixa, o faturamento e investimentos, é preciso da auditoria financeira;
- Legislação, regularização de regras de órgãos fiscalizadores são ações de auditorias fiscais e tributárias;
- Ver se a empresa corresponde com seus funcionários e vice e versa com relação às promessas e todas as metodologias pré-definidas, é um papel da auditoria operacional;
- Se uma empresa precisa ver se seus aplicativos ou softwares usados são de segurança e estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, é um trabalho da auditoria de sistemas.
- Caso um empregador perceba que sua empresa não esteja tomando medidas sustentáveis para o meio ambiente, é preciso a análise de um auditor ambiental;
- Por fim, quem vai avaliar se as entregas estão sendo como esperada e como está sendo o trabalho do colaborador, atentando-se aos impactos econômicos e avisado previamente para melhorias, é um auditor de qualidade que observa essa questão.
Melhores estratégias
Ao iniciar os trabalhos de auditoria, é ideal seguir estratégias, para que, independente da necessidade da sua empresa, todos os objetivos estejam traçados para obter um bom resultado.
Por isso, é importante elaborar um documento elencando tudo o que precisa ser analisado, estabeleça prazos para manter a organização e mostre a todos os funcionários o que é feito nas auditorias, formalizando oficialmente para que isso se torne uma cultura da empresa e não apenas um ato em época de fiscalização.
Lembra-se, a auditoria ideal para seu empreendimento é aquela que vai trazer mais segurança, um melhor limite de crédito, diminuir riscos e gerar mais oportunidades de sucesso.