Entenda quais os benefícios da auditoria externa

Auditorias externas provam que os números de uma empresa são confiáveis

Fazer auditorias externas é bom para sua empresa de diversas formas, afinal, esta é a única maneira de provar que os números que você apresenta são confiáveis. Assim, você prova que a sua empresa é um bom negócio, sobretudo para investidores.

Mas, estas não são as únicas vantagens de uma auditoria externa e até mesmo processos internos podem se beneficiar desta análise. Antes de conhecer os benefícios, é preciso saber o que são auditorias externas. 

Resumidamente, se trata de um conjunto de ações para avaliar uma empresa. Na análise, o auditor avalia diversos fatores, como a auditoria externa atesta que as contas da empresa estão em dia.

Assim, um auditor analisa a contabilidade de uma empresa e, com isso, pode saber se há algum erro – intencional ou não –, fraude ou problema dentro da contabilidade da organização.

Caso tudo esteja em dia, a auditoria externa serve como uma “prova” de integridade porque os resultados são isentos.

Saiba mais sobre as auditorias clicando aqui.

Por que fazer auditorias externas?

Em alguns casos, as empresas são obrigadas por lei a fazer auditorias externas, como é o caso quando a receita bruta é superior a R$300 milhões de reais por ano, de acordo com a Lei 11.638/07. 

Além disso, os auditores devem ser certificados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A cada ano ou semestre um auditor externo avalia as contas destas empresas para provar que os registros contábeis estão corretos.

Contudo, não são apenas empresas de grande porte que devem fazer auditorias externas. Também são obrigadas as que têm capital aberto, negociadas na Bolsa de Valores. Afinal, estas empresas precisam comprovar que são confiáveis e devem trazer resultados auditados e transparentes.

Por fim, as auditorias externas são uma boa opção para provar que uma empresa é idônea. Dessa forma, os resultados podem ser levados a uma negociação, por exemplo.

Benefícios das auditorias externas

Além de ser uma ferramenta para provar idoneidade, as auditorias também trazem benefícios internos e por isso não precisam ser buscadas somente quando a lei determina.

A lista de vantagens internas é extensa: você vai ter certeza de que tudo está em dia com as contas do seu negócio, terá um alto nível de governança corporativa. 

Isso significa melhorar a imagem da sua empresa perante o mercado, assim, a organização se mostra uma boa escolha quando for atrair investidores. Desta maneira, os resultados tendem a crescer cada vez mais.

Leia também: Você sabe para que serve uma auditoria de estacionamentos?

Outro benefício direto é que a auditoria externa não analisa apenas as contas, o auditor também identifica falhas em processos internos. Assim, podem apontar melhorias em diversos setores. 

Ao corrigir falhas, os processos ficam mais dinâmicos e os resultados, mais expressivos. Portanto, auditorias externas não trazem somente prestígio diante de investidores e parceiros, elas  ajudam a otimizar os processos e garantir cada vez mais sucesso.