Entenda os principais pilares de um programa de compliance

Prática é essencial para empresas que querem ficar de acordo com as leis

Você sabe o que é um programa de compliance? Se você quer que a sua empresa esteja de acordo com as leis, deve conhecer um pouco mais sobre esta prática.

Em suma, o objetivo de um programa de compliance é garantir que as normas sejam cumpridas. Assim, seu negócio se mantém saudável e dentro da lei.

Saiba porque o programa de compliance é importante para sua empresa

De modo geral, quando se tem um programa de compliance, alguns pontos são mapeados para controle. Com isso, você consegue assegurar a integridade da sua empresa.

Separamos para você os principais pilares de um programa de compliance. Confira:

Comprometimento com o programa de compliance

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer um ponto: de nada adianta ter um programa de compliance para não cumprir. Então, se o objetivo é que uma empresa esteja de acordo com a lei, é preciso colocar o programa em prática.

Portanto, todos devem colaborar para implementar a cultura de compliance. Desde o líder do mais alto escalão, toda a equipe deve se comprometer.

Mapear riscos

O próximo passo para um bom programa de compliance é mapear os riscos. Neste caso, o objetivo é conhecer todas as ameaças para o seu negócio.

Com isso, você poderá minimizar ou impedir os efeitos dos possíveis riscos. Isso ajuda a criar estratégias mais eficientes.

Controles internos

Para mapear riscos, é preciso ter bons controles internos. Mas, o que isso significa? Em suma, é ter em mãos o mapeamento de todos os processos de uma empresa.

Na prática, esses controles incluem fluxos de todas as áreas da empresa, além de procedimentos em geral. Desta maneira, se houver alguma falha, ela vai aparecer de forma mais clara.

Políticas da empresa

Além de saber tudo o que está acontecendo, é essencial criar regras. Portanto, você deve criar um código de conduta e políticas.

Neste documento, devem constar todas as normas do programa de compliance. Em geral, todos os funcionários devem seguir as regras do programa.

Além disso, parceiros e fornecedores também precisam se enquadrar no código de conduta. Ter um padrão ajuda a estabelecer normas em uma companhia.

Preparação

Depois de definir as regras, é hora de comunicar as normas aos funcionários e preparar a equipe para mudanças. Se o programa de compliance prevê alterações nos processos, comunicar é fundamental.

Então, crie programas de treinamento e abra espaço para que todos possam tirar dúvidas. Essa prática garante que o programa será cumprido de forma eficaz.

Canais de denúncias

Crie um canal para denúncias anônimas. Assim, os funcionários podem reportar quando alguma conduta não estiver de acordo com o programa de compliance.

Outra medida é criar um processo para verificar a veracidade das denúncias. Você também precisa definir as medidas que podem ser tomadas nestes casos.

Entenda mais sobre o canal de denúncias

Auditorias

Por fim, você deve fazer auditorias para monitorar se as normas estão sendo cumpridas. Assim, é possível saber se está sendo viável seguir o que foi determinado no programa ou se há necessidade de alguma mudança.

Due diligence

Para complementar o monitoramento, também é indicado fazer due diligence. Na prática, é uma investigação que avalia todos os riscos de um negócio, por meio de uma auditoria.Agora que você já conhece os principais pilares de um programa de compliance, já pode iniciar esta prática em sua empresa!

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress