Em sua grande maioria, as empresas estão cada vez mais preocupadas em garantir um ambiente de trabalho sólido, transparente e sem questões que possam prejudicar a imagem diante do mercado e a produtividade dos colaboradores. Por outro lado, cresce cada vez mais os casos de irregularidades, má conduta e até mesmo assédio no ambiente corporativo.
É muito comum que colaboradores, por receio, deixem de informar diversos acontecimentos que ocorrem nas organizações, desde falhas e condutas inadequadas. Nesse cenário, entra a importância de ter um programa de compliance ativo e bem estruturado nas empresas, com a adoção de um canal de denúncias para evitar acontecimentos como esse.
A existência de um canal de denúncias é fundamental para assegurar o respeito e o cumprimento das boas práticas de compliance, além de evitar casos trabalhistas. Mas, antes de tudo, é importante entender a necessidade de colocar em prática a cultura organizacional, já que não basta apenas incluir o canal de denúncias, é necessário alinhar todos os profissionais, seja mediante informativos, ou palestras.
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Canal de denúncias e sua importância corporativa
A nova legislação n.º 14.457/22 trouxe algumas mudanças para as organizações que possuem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), entre elas a obrigatoriedade da criação de um canal de denúncias anônimas para empresas que possuem mais de 20 colaboradores em seu corpo de trabalho.
O canal de denúncias em casos trabalhistas, é um ótimo aliado para manter os processos de compliance funcionando da forma correta, além de evitar casos de irregularidades. A ferramenta permite aos clientes, colaboradores, parceiros e funcionários realizarem uma comunicação segura de práticas que sejam consideradas ilegais ou estejam fora dos princípios da empresa, como alguns que citamos acima.
A ferramenta, além de oferecer um nível mais elevado de confiança entre os colaboradores e gestores — que poderão comunicar atos ilegais com mais segurança — também contribui para a redução de danos, seja em relação aos colaboradores, clientes, fornecedores e casos trabalhistas que afetam a confiabilidade da empresa diante ao mercado.
Isso porque, na maioria dos empreendimentos — principalmente de grande porte — situações de fraudes ou ilegalidades podem demorar a serem identificadas pelos gestores e auditorias periódicas, podendo ter consequências negativas e irreversíveis para a empresa e equipe em sua totalidade.
Porém, com a implementação do canal de denúncias em casos trabalhistas, é possível encontrar a fonte do problema, se tornando um processo mais prático, além de oferecer a oportunidade de resolver questões corporativas de forma assertiva antes de causar prejuízos mais graves para o negócio.
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Canal de denúncia e suas vantagens
Portanto, o canal de denúncias se mostra uma ferramenta para quem deseja estar de acordo com as normas de compliance, tornando essa ação um posicionamento estratégico e, consequentemente, aumentando a credibilidade da organização diante dos colaboradores, clientes ou qualquer parceiro que tenha vínculo com a empresa.
Além de aumentar a confiança dos colaboradores e diminuir os casos de irregularidades, a ferramenta também oferece diversas outras vantagens:
- Evita que informações sobre problemas que poderiam ser tratados internamente sofra vazamentos;
- Minimiza os prejuízos de fraudes e atos ilícitos que podem impactar o financeiro da empresa;
- Diminui as chances de problemas judiciais que possam gerar multas e sanções pesadas;
- Possibilita a aplicação de sanções sobre os colaboradores que estejam cometendo atos ilícitos;
- Melhora a gestão de conflito;
- Previne crises de imagem para o negócio;
- Representa um diferencial competitivo para o negócio.
Implementação do canal de denúncias nas empresas
Ter uma cultura organizacional resulta em ótimos resultados, e o canal de denúncias é a chave para isso. Antes de tudo, para iniciar a implementação do canal de denúncias, é necessário entender por completo a realidade da empresa, já que a ferramenta pode funcionar de diversas formas conforme o porte e necessidades.
Também é importante ter um canal de denúncias para o público externo, realizado por empresas como o Grupo IAUDIT, que oferece soluções qualificadas de denúncias feitas de forma anônima, para evitar retaliações, mantendo um clima organizacional para todos.