Qual a importância do canal de denúncias na prevenção de casos trabalhistas?

Em sua grande maioria, as empresas estão cada vez mais preocupadas em garantir um ambiente de trabalho sólido, transparente e sem questões que possam prejudicar a imagem diante do mercado e a produtividade dos colaboradores. Por outro lado, cresce cada vez mais os casos de irregularidades, má conduta e até mesmo assédio no ambiente corporativo.

É muito comum que colaboradores, por receio, deixem de informar diversos acontecimentos que ocorrem nas organizações, desde falhas e condutas inadequadas. Nesse cenário, entra a importância de ter um programa de compliance ativo e bem estruturado nas empresas, com a adoção de um canal de denúncias para evitar acontecimentos como esse.

A existência de um canal de denúncias é fundamental para assegurar o respeito e o cumprimento das boas práticas de compliance, além de evitar casos trabalhistas. Mas, antes de tudo, é importante entender a necessidade de colocar em prática a cultura organizacional, já que não basta apenas incluir o canal de denúncias, é necessário alinhar todos os profissionais, seja mediante informativos, ou palestras.

Solicite o seu canal de denúncias conosco!

Canal de denúncias e sua importância corporativa 

A nova legislação n.º 14.457/22 trouxe algumas mudanças para as organizações que possuem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), entre elas a obrigatoriedade da criação de um canal de denúncias anônimas para empresas que possuem mais de 20 colaboradores em seu corpo de trabalho.

O canal de denúncias em casos trabalhistas, é um ótimo aliado para manter os processos de compliance funcionando da forma correta, além de evitar casos de irregularidades. A ferramenta permite aos clientes, colaboradores, parceiros e funcionários realizarem uma comunicação segura de práticas que sejam consideradas ilegais ou estejam fora dos princípios da empresa, como alguns que citamos acima. 

A ferramenta, além de oferecer um nível mais elevado de confiança entre os colaboradores e gestores — que poderão comunicar atos ilegais com mais segurança — também contribui para a redução de danos, seja em relação aos colaboradores, clientes, fornecedores e casos trabalhistas que afetam a confiabilidade da empresa diante ao mercado. 

Isso porque, na maioria dos empreendimentos — principalmente de grande porte — situações de fraudes ou ilegalidades podem demorar a serem identificadas pelos gestores e auditorias periódicas, podendo ter consequências negativas e irreversíveis para a empresa e equipe em sua totalidade.  

Porém, com a implementação do canal de denúncias em casos trabalhistas, é possível encontrar a fonte do problema, se tornando um processo mais prático, além de oferecer a oportunidade de resolver questões corporativas de forma assertiva antes de causar prejuízos mais graves para o negócio.

Leia também: Nova Legislação 14.457/22 altera a CLT: quais as mudanças?

Canal de denúncia e suas vantagens

Portanto, o canal de denúncias se mostra uma ferramenta para quem deseja estar de acordo com as normas de compliance, tornando essa ação um posicionamento estratégico e, consequentemente, aumentando a credibilidade da organização diante dos colaboradores, clientes ou qualquer parceiro que tenha vínculo com a empresa.

Além de aumentar a confiança dos colaboradores e diminuir os casos de irregularidades, a ferramenta também oferece diversas outras vantagens:

  • Evita que informações sobre problemas que poderiam ser tratados internamente sofra vazamentos; 
  • Minimiza os prejuízos de fraudes e atos ilícitos que podem impactar o financeiro da empresa;
  • Diminui as chances de problemas judiciais que possam gerar multas e sanções pesadas;
  • Possibilita a aplicação de sanções sobre os colaboradores que estejam cometendo atos ilícitos;
  • Melhora a gestão de conflito;
  • Previne crises de imagem para o negócio;
  • Representa um diferencial competitivo para o negócio.

Implementação do canal de denúncias nas empresas

Ter uma cultura organizacional resulta em ótimos resultados, e o canal de denúncias é a chave para isso. Antes de tudo, para iniciar a implementação do canal de denúncias, é necessário entender por completo a realidade da empresa, já que a ferramenta pode funcionar de diversas formas conforme o porte e necessidades.

Também é importante ter um canal de denúncias para o público externo, realizado por empresas como o Grupo IAUDIT, que oferece soluções qualificadas de denúncias feitas de forma anônima, para evitar retaliações, mantendo um clima organizacional para todos.

plugins premium WordPress
Já está de saída? Que tal receber uma proposta comercial? Cadastre seu e-mail e o serviço que procura, entraremos em contato!😉