Ferramenta ajuda a evitar fraudes, corrupção, golpes, problemas fiscais e financeiros
O background check ajuda a evitar casos de fraudes, corrupção, golpes, problemas fiscais e financeiros, mas como essa ferramenta pode auxiliar condomínios residenciais?
Inicialmente, é necessário entender que todo condomínio é uma empresa, tanto os residenciais quanto os empresariais e, dessa forma, os benefícios da checagem de antecedentes são os mesmos que para qualquer tipo de empresa. Porém, existem vantagens específicas para esse tipo de negócio.
Antes de conhecer melhor os benefícios, é preciso saber como o background check funciona, o qual se trata de uma checagem do histórico de pessoas ou empresas, ou seja, o levantamento de antecedentes.
Engana-se quem pensa que esse recurso serve apenas para buscar o histórico criminal. Além de verificar processos na Justiça, a ferramenta ajuda a saber se uma pessoa ou empresa está envolvida em algo ilícito.
Por exemplo, o background check permite ver se uma empresa já se envolveu em casos de corrupção, golpes e também verifica questões trabalhistas ou mesmo crimes. No caso de uma pessoa, é possível checar o histórico profissional, antecedentes criminais e até mesmo processos em andamento, dívidas e casos de má-conduta podem entrar na checagem.
Assim, o background check em um CNPJ pode ajudar uma empresa a escolher um parceiro, afinal, nenhum gestor quer ver o nome do negócio associado a uma companhia que já se envolveu em algo ilícito.
Saiba mais sobre background check aqui.
Por sua vez, para um CPF, a checagem de antecedentes ajuda em processos de contratação, de modo que, a empresa consegue ter acesso a um histórico completo antes de contratar.
Background check para condomínios residenciais
Primeiramente, a ferramenta pode auxiliar na escolha do síndico porque é um cargo de confiança e, além disso, outros cargos podem ser preenchidos com o auxílio do background check. Assim, todo o corpo diretivo acaba sendo formado por pessoas de boa índole.
Na prática, isso ajuda tanto na imagem do condomínio, quanto na saúde fiscal e financeira do edifício, e evita situações como fraudes e casos de corrupção, garantindo a segurança de todos os moradores.
Outro ponto de destaque do background check para condomínios residenciais está na hora de contratar empresas, afinal, os serviços de portaria, zeladoria, limpeza e jardinagem acabam sendo feitos por empresas terceiras.
Leia também: Due diligence para instituições bancárias para diminuir abertura de contas laranjas.
A ferramenta não só garante que as parcerias tenham êxito, mas que as empresas terceirizadas tenham boa reputação. A medida traz conforto, segurança e qualidade de vida aos moradores.
Ao cuidar da imagem e da saúde financeira de um edifício, o condomínio evita problemas como inadimplência e reclamações, o que evita um alto índice de vacância. Quanto menos apartamentos vazios, maiores são os ganhos do condomínio. Portanto, investir em background check também traz retorno financeiro à administração de um edifício residencial.