Due Diligence na aquisição de empresas: como funciona?

O serviço de Due Diligence é aprofundado para encontrar as melhores formas de investir o dinheiro na aquisição de uma empresa

Aplicar um serviço de Due Diligence em empresas é uma forma de conhecer de maneira aprofundada como estão os processos internos da corporação e dos seus respectivos sócios, avaliando antecedentes, a conformidade com as leis e todas as documentações que possam gerar alguma mudança na confiança dos serviços prestados. 

Quando um profissional consegue observar e colocar em prática toda a atividade do Due Diligence, a empresa passa a ser mais interessante para ser adquirida ou receber investimentos, ou seja, gera mais reconhecimento no mercado em que ela atua. 

Uma companhia pode ser vendida por diversos motivos, sejam eles pessoais, financeiros, conflitos internos, entre outros. É por essa razão que cada análise é diferente e o desenvolvimento da aquisição da empresa pode contribuir para diversos objetivos. 

Saiba mais sobre: due diligence

O que é Due Diligence? 

Do inglês, a expressão Due Diligence significa, em tradução livre, diligência devida, necessária ou prévia. A palavra diligência pode ser definida como o interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa. Com esse conceito é possível compreender ainda mais o que é este serviço.

Esse processo pode ser visto como uma auditoria, porém, exibe aspectos mais profundos –  envolvendo estudo, a análise e a avaliação detalhada de informações de uma empresa e seus respectivos sócios –, característicos da checagem de antecedentes. Também é possível avaliar o perfil da empresa e dos seus sócios através de mídias digitais, endereços e cruzamento de dados – essas informações também fazem parte do relatório de due diligence.

Além disso, a investigação deste processo demanda, também, o trabalho de background check e compliance, que são, respectivamente, a análise de dados e antecedentes de uma corporação, e a prática de minimizar riscos deixando tudo em conformidade com a lei. 

Qualquer setor ou departamento pode ser avaliado por Due Diligence, como: a gestão financeira, contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária, ambiental, jurídica, imobiliária e tecnológica. 

É dessa forma que será possível detectar e analisar como estão os processos, tendo uma visão ampla da real situação de uma instituição, observando aspectos relevantes do passado, presente e futuro da administração. 

Leia também: Como o Background Check preserva a privacidade de dados?

Processos para comprar uma empresa

Existem algumas razões para que um empreendedor queira vender o seu negócio e esses motivos devem ser avaliados pela pessoa interessada em investir o seu dinheiro na empresa em questão. 

As principais causas podem ser:  por aposentadoria, problemas de saúde, busca de novos desafios profissionais, valorização da empresa no mercado que gera dúvidas de como manter o serviço sem correr riscos, falta de capital e recursos, conflitos entre sócios e uma boa proposta de compra. 

Após reconhecer essas razões, um profissional especializado precisa realizar o processo de Due Diligence e fazer a aquisição de uma empresa seguindo alguns processos: 

Coleta de dados

A abordagem inicial deve ser feita reunindo todas as informações da empresa, desde as documentações, os sistemas e até informações das pessoas que trabalham no local, é claro, tudo em conformidade com as normas e seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Entendimento e análise das razões para venda 

Após inspecionar todas as informações é hora de analisar a veracidade dos dados concedidos pelo último dono da empresa. Nesta parte do processo de compra, a pessoa interessada vai avaliar o valor proposto e como realmente funciona a empresa, para dar continuidade na missão do empreendimento, procurando formas de obter sucesso e minimizar possíveis riscos relacionados à falta de verba. 

Ou seja, se a venda está acontecendo por queda de receitas, por exemplo, e não por vontade própria de um empreendedor, com os documentos isso será descoberto e analisado na hora de efetuar o acordo.

Negociação  

A terceira etapa é importante para encontrar o melhor valor tanto para quem está comprando, quanto para quem vende. Aqui, vale uma dica importante: negociação não é emoção.

Por essa razão a contratação de uma empresa especializada em Due Diligence é essencial. Não é aconselhável fazer nada sem realizar um estudo de todos os materiais coletados. 

Quando os processos burocráticos estiverem todos concluídos e analisados junto ao serviço de Due Diligence, a empresa passa a ter um novo dono com o propósito de manter as boas práticas e se tornar referência na área. E com os diagnósticos obtidos, a corporação garante que os riscos sejam minimizados e as soluções sejam encontradas rapidamente. 

plugins premium WordPress
Já está de saída? Que tal receber uma proposta comercial? Cadastre seu e-mail e o serviço que procura, entraremos em contato!😉