Descubra o passo a passo para prevenir fraudes em condomínios

Auditoria é a melhor forma de evitar este tipo de problema

Quer evitar ou coibir fraudes no seu condomínio? Uma auditoria é a melhor forma de evitar este tipo de problema. Em geral, as fraudes ocorrem quando alguém deixa de cumprir regras, seja de propósito ou por algum erro.

Assim, a empresa que administra o condomínio deve observar se os processos seguem as normas e se os colaboradores, os donos e locatários estão de acordo com elas também.

Embora haja uma lei com normas gerais (4.591/64), cada edifício tem regras próprias. Portanto, é essencial que haja uma forma de checar cada ponto, além de evitar fraudes, estas regras ajudam a garantir a segurança de todos. 

Logo, quando alguém deixa de cumprir uma norma, causa danos ao condomínio. Mas como a auditoria de condomínio pode ajudar? Resumidamente, ela funciona como uma forma de checar ponto a ponto das normas.

Como a auditoria de condomínio coíbe fraudes?

Ao fazer uma auditoria no condomínio, você evita diversos problemas. Entre os erros, a auditoria identifica se alguém pagou uma conta duas vezes, assim como, checa se as notas fiscais estão com um valor maior do que o necessário, ou seja, possíveis crimes são detectados.

Leia também: Por que as auditorias são essenciais em condomínios?

Esse tipo de fraude ocorre em casos de desvio de dinheiro, o qual pode prejudicar o condomínio e manchar o nome da empresa. 

Outro tipo de procedimento fraudulento pode ocorrer na hora de pagar as contas e, neste caso, há ainda o risco de o condomínio ficar inadimplente.

Ainda no âmbito financeiro, o condomínio também pode sofrer com desvio do fundo de reserva. Com isso, em caso de emergência, o dinheiro pode não estar lá.

Dessa forma, conclui-se que a auditoria em um condomínio garante a saúde financeira e também evita outros tipos de problema.

Riscos de não fazer auditoria

Quando um condomínio não faz auditoria, também pode haver questões trabalhistas e caso a lei não esteja sendo cumprida, a administradora pode sofrer com sanções.

Ao fazer a auditoria, podemos saber se algum benefício não está sendo pago e quais são as condições de trabalho dos colaboradores, por exemplo. Por fim, a auditoria também acha outro tipo de erros. Entre eles, falhas na declaração do Imposto de Renda.

Saiba mais sobre auditorias em condomínios aqui.

A auditoria também possibilita saber se algum documento está preenchido de forma errada, tanto por uma fraude como sem querer.

Caso a auditoria identifique algum ato ilícito, quem responde por ele é o conselho fiscal e o síndico. Dessa maneira, o profissional deve garantir que as auditorias estejam em dia.

Além disso, a administradora também responde em casos de crimes ou problemas e, por esse motivo, a empresa deve garantir que todos os processos estejam de acordo com a lei.

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress