Por que as auditorias são essenciais em condomínios?

Ferramenta previne e identifica fraudes, desvios e problemas financeiros em geral

Fazer uma auditoria em condomínio é uma forma de evitar ou resolver grandes problemas na estratégia de administração de condomínios. Afinal, o dinheiro investido  pelos moradores/lojistas é alto e qualquer erro pode ser custoso.

Portanto, as auditorias em condomínios são essenciais porque buscam saber se há fraudes, desvios, erros de gestão e até mesmo questões de conduta, problemas podem ter origem em erros ou ações de má-fé. 

Então, todos que fazem parte da gestão passam pelos processos da auditoria. Com isso, podemos afirmar que as auditorias em condomínio não “cuidam” apenas do caixa. Trata-se de uma forma de garantir uma boa gestão e imagem.

Tipos de auditoria em condomínio

Agora que você já sabe o porquê de uma auditoria em condomínio ser tão importante, vamos aos detalhes. Primeiro, saiba que existem duas opções para contratar auditorias.

A primeira é a auditoria investigativa. Neste caso, o objetivo é achar provas de fraudes, desvios de verba ou até mesmo crimes. Portanto, se desconfia que algo está errado, é este o tipo de auditoria que deve buscar. Assim, você consegue identificar os problemas, para resolvê-los.

Além disso, a auditoria investigativa em condomínio também ajuda a achar erros contábeis. Às vezes, uma falha em um cálculo pode trazer problemas que podem ser confundidos com fraudes, mas são apenas equívocos. Então, é bom esclarecer.

O segundo tipo de auditoria em condomínio é a preventiva. Quando está tudo bem, ela ajuda a fazer uma grande revisão para reduzir gastos, revisar contas e otimizar processos.

As auditorias permitem ainda acompanhar as contas, conferir recibos, pagamento da equipe, entre outros. Além destas funções, também é possível revisar contratos, levantar inadimplência e avaliar obrigações fiscais e contábeis.

Solicite e saiba mais sobre auditorias em condomínios aqui. 

Como fazer auditoria em condomínio?

Antes de mais nada, é preciso buscar uma empresa na qual você confia para o trabalho. Embora pareça simples, o trabalho de auditoria em condomínios deve ser feito por especialistas. 

Também é essencial que a auditoria seja realizada por uma empresa terceira, que não tenha relação com a administradora ou com os moradores/lojistas.

Após conversar com uma empresa especializada, você deve escolher o tipo de auditoria que quer. De modo geral, a auditoria preventiva acaba sendo mais em conta, devido ao prazo de entrega do relatório e complexidade.

Portanto, se ainda não tem nenhum problema no seu condomínio, não espere aparecer. Busque o quanto antes o serviço para evitar gastos maiores no futuro.

Ao fim da análise, receberá um parecer. É um relatório que traz o que precisa mudar e mostra as áreas em que está tudo bem.

Caso opte por auditorias preventivas, o relatório pode ser por mês. Também é possível receber o parecer por bimestre, trimestre, semestre ou ano.

Faça um orçamento e veja a melhor forma de garantir a auditoria em seu condomínio. Assim, você economiza, evita ou resolve problemas e ainda otimiza todos os processos da gestão!

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress