Conheça os benefícios da auditoria em condomínios

A auditoria em condomínios pode trazer segurança e transparência aos condôminos 

Fazer auditoria em condomínios é uma forma de perceber o quão necessário é deixar os documentos e a situação financeira de forma transparente e organizada. É assim que todos os moradores podem se sentir seguros com relação ao que está sendo investido o dinheiro que eles pagam mensalmente, referente a taxa condominial. 

O síndico, eleito por uma assembleia e em comum acordo com as pessoas presentes na reunião, é responsável por administrar todas as ocorrências e necessidades do condomínio. Seu trabalho inclui a percepção prévia de qualquer problema relacionado à fraude ou desvios inadequados do dinheiro. Ele é uma das pessoas que pode pedir o serviço de auditoria em condomínios, com o intuito de esclarecer e colocar em ordem as ocorrências encontradas.  

Porém, outra situação que pode acontecer é a falta de confiança dos condôminos com relação ao trabalho e organização do síndico. Neste caso, eles também podem solicitar o serviço que vai avaliar a administração condominial como um todo. 

Quem realiza o serviço?

Apesar das desconfianças, o síndico pode ajudar a recolher provas sobre as fraudes encontradas, fazendo uma verificação prévia sobre a emissão de notas fiscais, recolhendo impostos e documentações referentes aos pagamentos de funcionários terceirizados. 

A intenção é deixar em ordem todas as documentações para um profissional contratado e especializado em auditoria em condomínios, realizar a função. Sendo que, não pode ser nenhum morador do local, ou qualquer representante da administração do condomínio. 

Segundo o Decreto de Lei nº 9295/46, artigo 25 e 26, o profissional contratado precisa ser um contador que esteja registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade), para não haver nenhuma interferência interna de opiniões e todos os problemas sejam encontrados. 

Benefícios da auditoria em condomínios

Realizar este processo é importante não apenas para encontrar possíveis problemas. A auditoria em condomínios, que faz parte de uma auditoria externa, envolve a avaliação dos dados de cada morador que precisa estar seguros com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Isso já é o início dos benefícios do serviço no local, uma vez que, todas as pessoas que permitem o acesso das informações passam a ter maior confiabilidade com o serviço prestado. 

Entenda mais sobre auditorias aqui: 

De forma imparcial, o auditor observa alguns pontos importantes em seu trabalho para encontrar onde estão os problemas e trazer a melhor solução, são eles:

  • Como estão os pagamentos de contas do condomínio; 
  • A verificação regular de notas fiscais; 
  • Como ocorre a contratação de serviços extras; 
  • O desenvolvimento do trabalho de funcionários terceirizados, como de limpeza e segurança;
  • Observação de desvios de verbas; 
  • Garantia de que, mensalmente, todas as entradas e saídas estejam em um relatório de fácil entendimento para todos os condôminos. 

Ao avaliar essas questões, o auditor consegue trazer a solução de forma transparente junto a administração do condomínio, síndico e condôminos. Todos passam a ser beneficiados, com o tempo, possibilitando o fim  de conflitos internos. Com os relatórios gerados é possível verificar como está sendo usado o dinheiro investido sem propagar nenhuma dúvida.Contratar um profissional para fazer a auditoria em condomínios, garante que as regras do local sejam seguidas fielmente. Isso não significa que o síndico fez um trabalho errado, pelo contrário, é uma forma eficaz de assegurar que assim que ele foi decidido pela assembleia, tudo o que o ele realizar tenha uma direção segura para todas as pessoas envolvidas. Afinal, é necessário estar seguro em todos os locais, principalmente no lugar onde se mora. 

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress