Como o canal de denúncias ajuda na implementação da LGPD?

Ferramenta é essencial para garantir conformidade e transparência para a Lei Geral de Proteção de Dados

Em um mundo movido pela tecnologia, é comum crescer o número de empresas que possuem um volume grande de dados pessoais dos clientes armazenados. Isso acontece porque essas informações são uma ótima forma de gerar insights, entender quem é o público-alvo e, principalmente, realizar campanhas de marketing.

Mas, a quantidade de dados e informações de clientes sendo vazados também tem aumentado e, por este motivo, é extremamente importante que as organizações tenham um cuidado maior referente a proteção de dados dos consumidores, sabendo a forma correta de gerenciá-las para garantir transparência, segurança e à privacidade desses dados, sempre em primeiro lugar.

Ter a LGPD funcionando da forma correta dentro das empresas é uma ótima forma de estar em conformidade com as leis do compliance, em busca de preservar e fortalecer a confiança dos clientes e consumidores, assim como elevar o nível de confiança e autoridade das organizações diante ao mercado.

Entenda o que é a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma regulamentação criada com o objetivo de garantir a segurança dos dados pessoais de usuários nos meios físicos e, principalmente, no digital.

Segundo uma pesquisa da Seed Scientific, cerca de 2,5 quintilhões de dados são criados por dia no mundo, agora imagine se essas empresas não tivessem uma lei criteriosa para os consumidores se sentirem seguros em relação à privacidade das informações coletadas? Isso, sem dúvidas, se tornaria o que chamamos de ‘’terra sem lei’’.

Veja mais: CIPA e a Lei n.º 14.457/2022: como impactam as empresas

Já com as normas da LGPD implementadas é possível:

  • Padronizar o gerenciamento de dados pessoais;
  • Garantir o direito à proteção e à privacidade de informações pessoais.
  • Estabelecer normas para o tratamento de dados;
  • Ampliar a segurança da gestão de dados nas empresas.

LGPD além da lei

A Lei 13.709/2018 foi sancionada em 2018 e está em vigor desde setembro de 2020. Desde então, as empresas que usam o digital e obtém informações pessoais através disso contam com orientações importantes para a coleta, armazenamento e o tratamento de dados dos clientes. Assim, todos ficam seguros diante de qualquer informação exposta dentro e fora da marca.

Isto quer dizer que os empreendimentos que coletam e recorrem a dados pessoais para o exercício de suas atividades já devem responder e estar adequadas à LGPD, sejam elas públicas ou privadas. Essa é uma forma de assegurar o consumidor sobre as finalidades de uso das informações adquiridas pela empresa, oferecendo a opção de aceitar ou recusar o compartilhamento de dados. 

LGPD e Canal de Denúncias

Com a criação da Lei, o objetivo não é apenas regulamentar e sim, regular a utilização dos dados pessoais pelas empresas, dessa forma estabelecendo princípios de proteção, privacidade e transparência. Por ser um assunto tão importante, ele se tornou uma questão jurídica, garantindo a conformidade legal das empresas perante a segurança dos dados.

Por este motivo, a LGPD determina penalidades para o descumprimento das condições estabelecidas, ou seja, empresas que não seguirem as condições estabelecidas, podem sofrer consequências. Para isso, além de seguir as práticas da legislação, é necessário implementar diversas outras ações como normas de governança, medidas de segurança, elaborar planos de contingência, realizar auditorias e resolver incidentes com agilidade.

Diante disso, o canal de denúncias se torna uma ótima ferramenta para garantir não só o cumprimento e conformidade da prática, como também para firmar um compromisso de segurança ao consumidor— princípio primordial da LGPD— já que será possível realizar denúncias seguras caso seus dados sejam vazados sem o devido consentimento.

Saiba mais sobre o canal de denúncias clicando aqui.

Portanto, o canal de denúncias consegue gerar conformidade e transparência diante de erros ou irregularidades. Ele é um meio pelo qual os clientes, colaboradores, prestadores de serviço, parceiros de negócios e fornecedores podem comunicar preocupações ou violações de compliance, recebendo denúncias de modo anônima para que as empresas respondam conforme a lei sobre os possíveis vazamentos de dados pessoais, seja em meios digitais ou físicos.

Para esta prática é necessário que as empresas mudem alguns processos e encontrem as melhores formas para assegurar um bom gerenciamento de dados, adotando medidas de segurança, como o canal de denúncias. Assim, a empresa passa a assumir um compromisso com o tratamento adequado das informações, aumentando a credibilidade perante o mercado, a partir de uma política segura e confiável.

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