Canal de Denúncias para empresas no setor agro: como funciona?

Canal de Denúncias: Entenda como funciona para o agro e contribui para a integridade e transparência do setor

O agro é um dos setores mais rentáveis, sendo encarregado por grande parte da economia do país e responsáveis ​​pela geração de emprego e renda no Brasil, consequentemente sendo o que mais cresce. Pois assim, com esse desenvolvimento, diversas empresas passaram a atuar na área, sendo responsáveis ​​pela grande parte das exportações.

Esse é um setor que consome parte da produção nacional e exporta ainda mais, e com essa vasta quantidade de produto e dinheiro por ano fica muito mais suscetível a erros, fraudes e irregularidades, como a operação carne fraca, por exemplo, mostrando a importância da transparência em todos os processos.

Esse mercado é muito complexo, necessitando de regulação eficaz para garantir segurança e qualidade no processo produtivo, evitando escândalos e assim, assegurando a integridade das operações.

Entenda mais sobre o canal de denúncias clicando aqui.

Ter ações de compliance nas empresas de agronegócio é fundamental para a credibilidade e competitividade saudável do setor como um todo.

Por que ter um canal de denúncias no setor agro?

Mesmo com normas internas bem definidas, empresas no setor do agronegócio estão sujeitas a irregularidades, especialmente devido ao grande volume de dinheiro movimentado

Sendo assim, desvios de conduta de colaboradores, fornecedores e até mesmo conflito de interesses podem causar prejuízos significativos se não forem identificados e resolvidos com precisão.

Nos últimos anos, houve diversas operações anticorrupção, delações premiadas e ações da Polícia Federal no agronegócio, setor vulnerável a problemas envolvendo gestores, fornecedores e produção.

Além da facilidade de envolvimentos em atividades irregulares como: desmatamento; trabalho análogo; maus tratos e escândalos de corrupção.

Sendo assim, a criação de um canal de denúncias é essencial para garantir integridade, transparência e segurança, cumprindo a legislação e permitindo participação ativa da sociedade.

Mas, não apenas isso! O canal de denúncias também é uma ótima forma de entender como está os processos de importação e exportação, pois assim, ganha notoriedade diante do mercado

Em suma, o canal de denúncias no setor agro serve como feedback, identificando falhas e melhorias, refletindo a percepção dos colaboradores, essencial para o sucesso ou fracasso empresarial.

Veja mais: CIPA e a Lei n.º 14.457/2022: como impactam as empresas?

Entenda como funciona o canal de Denúncias para empresas no setor agro

Sendo assim, o canal de denúncias permite que colaboradores, clientes e fornecedores relatem irregularidades que violem as diretrizes do Programa de Compliance, promovendo transparência e integridade.

Sendo assim, a IAUDIT, analisamos as informações recebidas e entregamos à organização, que decide se repassa às autoridades competentes, como Polícia Federal ou Ministério Público.

Denúncias que podem ser realizadas na ferramenta:
  • Má conduta de gestores e funcionários;
  • Análise dos produtos;
  • Feedbacks dos consumidores;
  • Violações às diretrizes do Código de Conduta e Ética do setor;
  • Condutas que não estejam em conformidade com leis, normas, regulamentos e procedimentos internos;
  • Casos de fraude, corrupção e suborno;
  • Assédio moral e sexual.

Sendo assim, isso demonstra o compromisso da organização agro, mediante um trabalho ético e de acordo com a lei, conseguindo se diferenciar no mercado e ampliar a sua competitividade.

Em suma, o Grupo IAUDIT oferece um canal de denúncias customizável para o setor agro, coletando, analisando e reportando casos de forma imediata, evitando fraudes.

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