Canal de Denúncias para empresas no setor agro: como funciona?

Ferramenta contribui para a integridade e transparência do setor que mais movimenta a economia brasileira

O agro é um dos setores mais rentáveis, sendo encarregado por grande parte da economia do país e responsáveis ​​pela geração de emprego e renda no Brasil, consequentemente sendo o que mais cresce. E com esse desenvolvimento, diversas empresas passaram a atuar na área, sendo responsáveis ​​pela grande parte das exportações.

Esse é um setor que consome parte da produção nacional e exporta ainda mais, e com essa vasta quantidade de produto e dinheiro por ano fica muito mais suscetível a erros, fraudes e irregularidades, como a operação carne fraca, por exemplo, mostrando a importância da transparência em todos os processos.

Porém, é preciso ressaltar que este mercado é extremamente complexo e, por isso, necessita de uma regulação eficiente para ser possível promover um processo produtivo com segurança e qualidade a fim de evitar novos escândalos.

Entenda mais sobre o canal de denúncias clicando aqui.

Ter ações de compliance nas empresas de agronegócio é fundamental para a credibilidade e competitividade saudável do setor como um todo, além da manutenção das relações entre as partes envolvidas, como produtores rurais, clientes, parceiros e investidores, e para isso, o canal de denúncias se torna primordial.

Por que ter um canal de denúncias no setor agro?

Mesmo empresas que possuem normas e políticas internas bem definidas, estão sujeitas à ocorrência de irregularidades, principalmente quando falamos no setor do agronegócio, que como dissemos, movimenta um número grande de dinheiro. Desvios de conduta de colaboradores, fornecedores e até mesmo conflito de interesses podem causar prejuízos significativos se não forem identificados e resolvidos com precisão.

Nos últimos anos tivemos uma quantidade alta de operações de combate à corrupção, delações premiadas e operações da Polícia Federal no setor do agronegócio. Isto porque, essa é uma área que fica muito vulnerável a problemas com gestores, fornecedores e produção. Além da facilidade de envolvimentos em atividades irregulares como: desmatamento; trabalho análogo; maus tratos; atividades nocivas ao meio ambiente; e o maior de todos, escândalos de corrupção.

Portanto, a criação de um canal de denúncias se torna uma prática importante e essencial na garantia de integridade, transparência e segurança diante da legislação, do mercado e do consumidor, além de possibilitar uma participação ativa da sociedade como um todo.

Mas, não apenas isso! O canal de denúncias também é uma ótima forma de entender como está os processos de importação e exportação e ganhar notoriedade diante do mercado, já que através dele qualquer pessoa poderá realizar uma denúncia sobre erros ou irregularidades, seja na gestão, no financeiro, no processo de produção e exportação, nos fornecedores e nos produtos em si.

Além disso, o canal de denúncias no setor agro também pode funcionar como uma espécie de feedback para conseguir entender todos os pontos falhos e realizar as melhorias, já que a forma que os colaboradores se sentem em relação a determinada empresa é um indicador muito grande de sucesso ou fracasso.

Veja mais: CIPA e a Lei n.º 14.457/2022: como impactam as empresas?

Entenda como funciona o canal de Denúncias para empresas no setor agro

O canal de denúncias é um meio de comunicação onde colaboradores, clientes e fornecedores podem relatar qualquer tipo de irregularidade encontrada durante sua atividade profissional que infrinjam as diretrizes do Programa de Compliance. A denúncia pode ser feita por meio do formulário online, geralmente disponível no site da empresa.

Na IAUDIT analisamos as informações recebidas e entregamos para a organização responsável, e em casos de irregularidades de qualquer espécie, ela quem irá decidir se repassa para a Polícia Federal, Ministério Público ou outros órgãos competentes para investigar os fatos.

Denúncias que podem ser realizadas na ferramenta:

  • Má conduta de gestores e funcionários;
  • Análise dos produtos;
  • Feedbacks dos consumidores;
  • Violações às diretrizes do Código de Conduta e Ética do setor;
  • Condutas que não estejam em conformidade com leis, normas, regulamentos e procedimentos internos;
  • Casos de fraude, corrupção e suborno;
  • Assédio moral e sexual.

Isso demonstra o compromisso da organização agro, mediante um trabalho ético e de acordo com a lei, conseguindo se diferenciar no mercado e ampliar a sua competitividade.

O Grupo IAUDIT também oferece o canal de denúncias para o setor agro, evitando fraudes, fazendo a coleta, analisando e reportando os casos de denúncias de forma imediata, em um sistema totalmente customizável.

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