Canal de Denúncias: Entenda como funciona para o agro e contribui para a integridade e transparência do setor
O agro é um dos setores mais rentáveis, sendo encarregado por grande parte da economia do país e responsáveis pela geração de emprego e renda no Brasil, consequentemente sendo o que mais cresce. Pois assim, com esse desenvolvimento, diversas empresas passaram a atuar na área, sendo responsáveis pela grande parte das exportações.
Esse é um setor que consome parte da produção nacional e exporta ainda mais, e com essa vasta quantidade de produto e dinheiro por ano fica muito mais suscetível a erros, fraudes e irregularidades, como a operação carne fraca, por exemplo, mostrando a importância da transparência em todos os processos.
Esse mercado é muito complexo, necessitando de regulação eficaz para garantir segurança e qualidade no processo produtivo, evitando escândalos e assim, assegurando a integridade das operações.
Entenda mais sobre o canal de denúncias clicando aqui.
Ter ações de compliance nas empresas de agronegócio é fundamental para a credibilidade e competitividade saudável do setor como um todo.
Por que ter um canal de denúncias no setor agro?
Mesmo com normas internas bem definidas, empresas no setor do agronegócio estão sujeitas a irregularidades, especialmente devido ao grande volume de dinheiro movimentado
Sendo assim, desvios de conduta de colaboradores, fornecedores e até mesmo conflito de interesses podem causar prejuízos significativos se não forem identificados e resolvidos com precisão.
Nos últimos anos, houve diversas operações anticorrupção, delações premiadas e ações da Polícia Federal no agronegócio, setor vulnerável a problemas envolvendo gestores, fornecedores e produção.
Além da facilidade de envolvimentos em atividades irregulares como: desmatamento; trabalho análogo; maus tratos e escândalos de corrupção.
Sendo assim, a criação de um canal de denúncias é essencial para garantir integridade, transparência e segurança, cumprindo a legislação e permitindo participação ativa da sociedade.
Mas, não apenas isso! O canal de denúncias também é uma ótima forma de entender como está os processos de importação e exportação, pois assim, ganha notoriedade diante do mercado
Em suma, o canal de denúncias no setor agro serve como feedback, identificando falhas e melhorias, refletindo a percepção dos colaboradores, essencial para o sucesso ou fracasso empresarial.
Veja mais: CIPA e a Lei n.º 14.457/2022: como impactam as empresas?
Entenda como funciona o canal de Denúncias para empresas no setor agro
Sendo assim, o canal de denúncias permite que colaboradores, clientes e fornecedores relatem irregularidades que violem as diretrizes do Programa de Compliance, promovendo transparência e integridade.
Sendo assim, a IAUDIT, analisamos as informações recebidas e entregamos à organização, que decide se repassa às autoridades competentes, como Polícia Federal ou Ministério Público.
Denúncias que podem ser realizadas na ferramenta:
- Má conduta de gestores e funcionários;
- Análise dos produtos;
- Feedbacks dos consumidores;
- Violações às diretrizes do Código de Conduta e Ética do setor;
- Condutas que não estejam em conformidade com leis, normas, regulamentos e procedimentos internos;
- Casos de fraude, corrupção e suborno;
- Assédio moral e sexual.
Sendo assim, isso demonstra o compromisso da organização agro, mediante um trabalho ético e de acordo com a lei, conseguindo se diferenciar no mercado e ampliar a sua competitividade.
Em suma, o Grupo IAUDIT oferece um canal de denúncias customizável para o setor agro, coletando, analisando e reportando casos de forma imediata, evitando fraudes.