Canal de denúncias: como personalizar para a sua empresa?

Ter o serviço de canal de denúncias em uma empresa pode garantir mais confiança para todos os stakeholders

Canal de denúncias é um serviço que vem tomando grande importância e relevância em diversas empresas. O trabalho é realizado por um profissional de compliance que visa manter, na corporação, o respeito, a integridade e as boas práticas de governança corporativa. O próprio nome significa, do inglês, “to comply”, deixar todas as áreas em conformidade, observando as denúncias e encontrando soluções. 

Os serviços do canal de denúncias são destinados ao público interno e externo de uma empresa, como clientes, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços.  Eles garantem o anonimato, segurança e tranquilidade aos denunciantes, sempre seguindo à risca a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Além disso, é a forma ideal para avaliar como está sendo o desenvolvimento do trabalho de cada funcionário e se todas as regras estão sendo cumpridas. 

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Lei anticorrupção 

Segundo a  Lei Anticorrupção (Nº 12.846/2013) artigo 7º, inciso VIII, é exigida a criação de um programa de integridade com práticas de antifraude e anticorrupção, incentivando a criação de um canal de denúncias para descobrir possíveis irregularidades. 

Todos os valores, condutas esperadas ou proibidas, além de outras informações pertinentes, deverão estar reunidas em um documento chamado “código de ética”, elaborado por empregadores em conjunto com o programa de compliance. 

Desta forma, um bom código de ética estipula os direitos e deveres de todas as pessoas interessadas. É assim que elas poderão sentir-se seguras para entrar em contato, mantendo a discrição e o sigilo, para que os problemas sejam resolvidos da melhor forma, considerando todas as regras estabelecidas. 

Como inserir o canal de denúncias?

Inserir um canal de denúncias é importante por diversas razões. Este serviço pode melhorar a relação de todos os contribuintes, encontrar perdas monetárias e melhorar a imagem externa da empresa, através de um gerenciamento de crise que pode implementar soluções práticas e rápidas a todas as reclamações recebidas. 

Algumas etapas precisam ser seguidas para que o canal de denúncias seja eficiente. São elas: 

1º Avaliar quais são os canais de comunicação atuais; 

2º Planejar as pautas que vão ser discutidas no canal de denúncias

3º Contratar o serviço que tenha todas as ferramentas necessárias para dar o melhor suporte;  

4º Se atentar às leis que regem os interesses pautados, para que a solução possa ser encontrada da melhor forma; 

5º Divulgar o canal de denúncias sem esquecer de ressaltar que o serviço é seguro e mantém o anonimato. 

Para que este processo seja feito com total segurança, mantendo a organização de cada etapa e encontrando as melhores soluções, a IAUDIT acaba de lançar um pacote econômico de canal de denúncias com dashboards intuitivos. 

Conheça mais sobre o serviço aqui

Dashboards intuitivos

Este é um serviço de acompanhamento dos problemas recebidos de forma online. Ele define o período em que foram realizadas as denúncias, classifica o assunto que está sendo tratado e mostra os resultados obtidos – tudo por meio de um gráfico de fácil entendimento. Assim, a avaliação do profissional de compliance passa a ser completa, pois ele recebe ajuda tecnológica do programa para identificar onde estão os erros que ainda persistem. Logo em seguida, é feito uma análise do que pode servir como sugestão para que diretores e gestores decidam como resolver o problema, seguindo a legislação, a confiabilidade e todo o processo seguro que o canal de denúncias proporciona para uma corporação.

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