Por que a sua empresa precisa de um canal de denúncias?

Ferramenta é essencial para denunciar condutas antiéticas e manter a integridade do seu negócio

Ter um canal de denúncias está cada vez mais relevante para uma empresa porque a ferramenta é essencial para denunciar condutas antiéticas que ocorrem dentro das companhias.

Entretanto, engana-se quem pensa que este recurso é apenas para reportar a conduta dos empregados, afinal, também é possível identificar má-conduta de líderes, a qual pode prejudicar a imagem de uma empresa.

Portanto, ao criar um canal de denúncias, você evita problemas na equipe de modo geral. Assim, como consequência, reduz riscos ao seu negócio.

Em geral, o tipo de denúncia pode estar relacionado a abusos, corrupção, má-conduta, violência, conflitos de interesse ou até mesmo crimes. Além disso, o recurso também pode receber relatos de vazamento de dados ou fraudes.

Outro ponto importante é que esse tipo de canal também pode receber relatos sobre situações pessoais. Assim, se um funcionário estiver passando por uma situação de violência em casa, que esteja afetando o desempenho no trabalho, a ferramenta pode ser uma forma de auxílio.

Também é preciso esclarecer que o canal de denúncias não deve ser usado para fazer fofoca ou apenas desabafar. Normalmente, os relatos têm como base fatos que realmente ocorrem na empresa.

Por esse motivo, é necessário orientar a equipe e passar as regras de uso desta plataforma. Assim, os resultados são mais efetivos.

Por fim, para garantir que as informações são verdadeiras, as empresas devem checar as mensagens que recebem. Isso significa que os gestores não tomam decisões apenas com base nos relatos.

Como criar um canal de denúncias

O primeiro passo para a criação de um canal de denúncias é entrar em contato com uma empresa especializada. Assim, você garante que o ambiente é seguro para receber as mensagens dos colaboradores, parceiros e até mesmo clientes.

Outra etapa essencial é elaborar um código de ética e conduta na empresa. Fica muito mais fácil identificar se a atitude é correta ou não quando as regras são bem claras e conhecidas por todos.

Assim, já é possível fazer a implementação de um canal seguro e efetivo, que pode ser um e-mail, telefone ou chat.

O mais importante é que estes canais sejam sigilosos e estejam protegidos. Assim, todos terão a segurança suficiente para enviar uma denúncia, sem medo de represálias ou de vazamento de dados.

Em seguida, prepare os gestores e líderes da empresa para receber as denúncias. De nada adianta começar a receber as mensagens e não saber o que fazer com as informações. Por esse motivo, o preparo é imprescindível.

Da mesma forma, prepare a equipe para que todos saibam o objetivo da plataforma e como utilizá-la. Isso evita problemas e torna a ferramenta mais eficaz.

Por fim, crie uma forma de checar os relatos. Estabeleça um protocolo para verificar se as denúncias são verdadeiras ou não para, após isso, implantar uma regra de como agir em cada caso.

Também é preciso fazer campanhas de conscientização, tanto para incentivar o uso do canal de denúncias quanto para coibir mensagens caluniosas ou ofensivas.

Afinal, a plataforma deve ser um espaço para a melhoria dos processos da empresa para intensificar a sinergia dos funcionários, e garantir a idoneidade da equipe.

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