Descubra como o canal de denúncia funciona nas empresas e seu papel na promoção da transparência e ética organizacional.
Você já se perguntou como funciona o canal de denúncia nas empresas? Entenda sobre esse importante recurso que desempenha um papel crucial na manutenção da transparência e ética corporativa, além de fornecer orientações sobre como implementar e gerir um canal de denúncia eficaz para fortalecer sua cultura empresarial.
Entendendo o Funcionamento do Canal de Denúncia:
O canal de denúncia possibilita relatar de forma segura e confidencial comportamentos inapropriados, como assédio, discriminação, fraudes e violações éticas, garantindo proteção contra retaliação
1 – A empresa pode receber as denúncias via e-mail, portal personalizado (responsivo para acessos via celular) e uma linha segura e exclusiva 0800.
2 – A equipe especialista do Grupo IAUDIT detalhará todas as informações após a realização da denúncia, que pode ser feita de forma anônima ou não, via sistema. No caso de ligações, a equipe é preparada e treinada com técnicas para absorver todas as informações necessárias.
Canal de Denúncias – recebi uma denúncia, e agora?
3- A equipe denuncia e detalha, então a empresa contratante recebe as informações. Pois assim acompanhamos esses dados com uma indicação de plano de ação, para que a empresa saiba como avançar diante da denúncia
4- Finalmente, a equipe do Grupo IAUDIT envia à empresa contratante um relatório mensal detalhado sobre as denúncias, acompanha ativamente seu andamento e oferece suporte para as tomadas de decisões.
Canal de Denúncias: garantindo o anonimato e a segurança
Como Implementar um Canal de Denúncia Eficaz:
“Para implementar um canal de denúncia eficaz, é necessário planejar cuidadosamente e adotar algumas práticas recomendadas. Em primeiro lugar, promova a conscientização sobre o canal de denúncia entre os funcionários e outras partes interessadas. A empresa promove isso com treinamentos, comunicações internas eficazes e garantindo a confidencialidade dos denunciantes, oferecendo anonimato e proteção contra retaliação. Estabelecer processos claros para receber, investigar e tratar as denúncias é essencial, garantindo que tratemos todas as preocupações de forma imparcial e adequada
Benefícios do Canal de Denúncia:
Um canal de denúncia bem implementado não apenas identifica problemas, mas também fortalece a cultura organizacional com base na integridade, pois assim previne crises e danos à reputação, e demonstra o compromisso da empresa com a transparência e ética.
Entender como funciona o canal de denúncia é fundamental para promover uma cultura corporativa saudável e ética. Ao implementar e gerir um canal de denúncia eficaz, as empresas podem criar um ambiente onde valorizam a transparência e a responsabilidade, contribuindo para o sucesso a longo prazo da organização