5 principais tipos de auditorias que podem ajudar sua empresa

Procedimento pode ser interno ou externo, para analisar atividades desenvolvidas

Em geral, uma auditoria é um processo que pode ser feito internamente ou em um ambiente externo. O objetivo é analisar as atividades em diversas áreas, e conferir se as operações estão sendo feitas de forma correta. 

Assim, é possível executar vários tipos de auditorias em uma empresa. Normalmente, a escolha da auditoria depende do objetivo da empresa e do tipo de negócio. 

Mas, antes de escolher qual o ideal para o seu negócio, é preciso avaliar com cautela.

Descubra mais sobre as auditorias clicando aqui.

Tipos de auditoria

Os tipos de auditoria podem variar de acordo com a área da empresa. Por exemplo, uma auditoria contábil cuida da documentação financeira de uma companhia.

Por sua vez, a financeira é para verificar especificamente os registros de valores. Neste caso, o auditor verifica as entradas e saídas, os extratos e os registros do caixa.

Também é viável pedir uma auditoria fiscal e tributária, para garantir que a empresa esteja dentro da lei. Afinal, a legislação pode ser complexa em alguns aspectos.

Outro tipo desse processo é a operacional, que visa avaliar os processos e as metodologias de um negócio. Com isso, pode-se identificar o que pode mudar para otimizar a forma de obter resultados.

Além disso, existe a auditoria de qualidade. Como o próprio nome já diz, esse procedimento identifica se os produtos e serviços estão de acordo com os padrões e normas da empresa.

Caso você goste de inovar, pode realizar auditoria de sistemas. Muitas empresas utilizam softwares para otimizar processos e esse processo vai garantir a segurança destas tecnologias.

Leia também: Vale a pena investir em auditoria preventiva?

Por fim, você também pode fazer uma auditoria ambiental. Assim, você garante que as atividades do seu negócio tenham baixo impacto ao meio ambiente.

Confira os detalhes de cinco tipos de auditorias oferecidos pelo Grupo IAUDIT:

Auditoria de Condomínios: garante a eficiência de processos e a legalidade das informações, de acordo com as normas e regras vigentes, evitando erros, fraudes e problemas jurídicos. Também é necessário fazer uma investigação específica;

Auditoria de Estacionamentos: tem como objetivo verificar se os processos administrativos e financeiros estão corretos. Assim como, pode identificar erros que resultem em perdas financeiras, seja por um problema na equipe ou nos sistemas;

Auditoria de Shoppings: auxilia na conferência fiscal interna dos lojistas, correção de valores e contratos. Esta permite calcular contratos de locação e garantir a atividade do empreendimento;

Auditoria Interna: essencial para todas as empresas, garante que o financeiro da companhia esteja atualizado e em ordem com a contabilidade. Dentro disso, são mapeadas possíveis falhas que podem ser corrigidas para otimizar o funcionamento da organização.Auditoria Externa: o objetivo é adequar as demonstrações financeiras e fiscais da empresa para estar de acordo com as boas práticas contábeis. Eventualmente, esses dados podem ser analisados e solicitados por órgãos reguladores.

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress