Auditoria Preventiva: vale a pena investir?

Auditoria preventiva: medida ajuda a evitar problemas na empresa e garante a integridade financeira

Você se pergunta se vale a pena investir em auditoria preventiva? Então, saiba que esse processo pode ajudar a evitar muitos problemas na sua empresa.

Além disso, a medida garante a integridade financeira do seu negócio. Ou seja, você evita prejuízos que nem imaginava que poderia ter.

Em geral, a auditoria preventiva funciona como uma grande revisão. Afinal, como o próprio nome diz, você fará uma avaliação para evitar contratempos.

O que é auditoria preventiva?

Agora, vamos por partes. Em primeiro lugar, vamos entender o que é este serviço. Depois, te ajudamos a entender como essa medida funciona.

Basicamente, a auditoria preventiva é uma revisão do sistema financeiro. Isso inclui registros, demonstrativos e todas as operações que são realizadas na empresa.

Ao falarmos em empresas, pode ser qualquer tipo de negócio, inclusive um hospital ou um condomínio, por exemplo. Assim, se você tem uma empresa ou é responsável por uma companhia, deve pensar sobre o tema.

Logo, quando uma auditoria é feita, uma empresa especializada faz análises de informações. O objetivo é identificar erros no pagamento de tributos ou no cumprimento de obrigações.

Também é possível identificar adversidades no sistema de controle interno, além do sistema financeiro. Por fim, os auditores listam as questões e desenham soluções.

Riscos de não investir em auditoria preventiva

Você deve estar se perguntando se tem problema em não investir em auditoria preventiva. Portanto, vamos colocar aspectos práticos para que você entenda quais são os possíveis riscos.

Em geral, quando falamos em investir, a primeira dúvida que vem à mente é: “vale a pena gastar com isso?”

Entretanto, esse processo não só não é um gasto, como pode evitar que a sua empresa tenha que arcar com custos adicionais. Além disso, evita dores de cabeça.

Além da auditoria preventiva, existe a auditoria interna. Entenda mais sobre essa segunda opção clicando aqui.

Mas, que gastos são estes que é possível evitar? Em primeiro lugar, quando se faz uma auditoria preventiva, as chances de pagar multas por irregularidades diminuem, porque estas podem ser identificadas de forma fácil com este recurso.

Outro ponto é que você evita que a sua empresa envie informações incorretas. Dependendo da situação, o envio de dados errados pode gerar prejuízos.

Por fim, sem uma auditoria preventiva, uma empresa corre sérios riscos de errar na hora de pagar impostos. E não pense que o único risco é sonegar tributos sem querer ou pagar a menos.

Em alguns casos, ela também pode identificar que a empresa está pagando um imposto sem precisar. Assim, você consegue economizar e direcionar o dinheiro para um investimento que possa trazer um retorno real.

Por fim, outra vantagem desse serviço é um grande clichê: é melhor prevenir do que remediar. Na prática, quando o assunto é financeiro, deixar de cumprir com uma obrigação leva a uma punição, que tende a sempre pesar no bolso.

Por outro lado, quando se investe em um procedimento preventivo, o gasto, além de ser menor, é planejado. Então, você evita surpresas. 

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