Quando é preciso realizar uma auditoria de condomínio?

Descubra como uma auditoria pode ser importante para o seu condomínio residencial ou comercial

O processo de auditoria é feito para garantir a eficiência e legalidade de procedimentos administrativos e informações compartilhadas por condomínios, por exemplo. 

Esse mecanismo é essencial para assegurar que as pessoas estejam seguindo as regras estipuladas. Portanto, existem alguns sinais que apontam a necessidade de realizar uma auditoria de condomínio

Mas, além disso, é preciso compreender os dois tipos principais de auditorias de condomínio: a preventiva (mensal) e a investigativa (periódica). 

A auditoria preventiva visa acompanhar as prestações de contas e analisar notas fiscais, contratos, processos e o setor de contabilidade, buscando prevenir possíveis erros, fraudes e demandas jurídicas. 

Enquanto a auditoria investigativa, é realizada esporadicamente, procurando auditar um período ou verbas específicas, somente para fins estipulados.

No entanto, devemos lembrar que a auditoria não deve ser feita por moradores do condomínio ou pela administradora. O ideal é que uma terceira organização execute esse processo.

Solicite agora a sua auditoria de condomínio clicando aqui. 

Quais os sinais que mostram a necessidade de auditar um condomínio?

Nesse momento, é importante ressaltar que o mais correto é que sejam feitas auditorias preventivas em condomínios para que não ocorram desvios. Afinal, quando é solicitado um procedimento emergencial, alguma intervenção incorreta aconteceu.

Dentro disso, um dos fatores que podem se manifestar a presença de desvios é o ambiente não estar conservado, mesmo com uma alta arrecadação. 

Outro sinal que pede uma auditoria de condomínio emergencial é a má gestão, seja de uma administradora ou do síndico, em um condomínio comercial, por exemplo. 

Nesse caso, é preciso constar cada movimentação financeira realizada com o dinheiro arrecadado, porque, seja por desorganização ou não, o tipo mais comum de desvio são operações bancárias que não estão registradas e não possuem justificativa. 

A auditoria, preventiva ou investigativa, é o procedimento que torna mais eficaz a gestão, por meio da revisão de todo o setor que envolve o financeiro de um condomínio, seja ele residencial ou comercial.

Exit Popup for WordPress