Aplicar a auditoria hospitalar pode trazer benefícios para a instituição, aos colaboradores e, principalmente, aos pacientes.
A auditoria hospitalar é uma forma de melhorar a qualidade dos serviços de saúde, pois devido à alta circulação de pessoas é preciso organizar todos os interesses, principalmente pelo fato de que estamos falando de um ambiente no qual, caso ocorra qualquer problema, pode tomar proporções além do esperado.
Neste caso, a análise vai muito além de questões financeiras e comerciais. Um profissional especializado investiga como está a relação pessoal, social e jurídica entre os colaboradores e pacientes.
Realizar o trabalho de auditoria hospitalar pode trazer benefícios para curto, médio e longo prazo, tornando o hospital referência no mercado.
O que é auditoria?
Antes de focarmos em hospitais, introduziremos o assunto explicando o que é auditoria e por qual motivo é tão importante para as empresas aplicá-la.
O objetivo central é verificar se todas as tarefas predefinidas estão sendo executadas e se foram implementadas como o planejado. Tudo o que estiver diferente e não conforme às regras é informado para a equipe de gestores e rapidamente inicia-se um plano de ação para minimizar falhas.
É por essa razão que a auditoria se torna importante para qualquer empresa, para que os profissionais especializados, contratados ou internos, protejam o patrimônio contra irregularidades e possíveis fraudes.
Saiba mais sobre auditorias, aqui!
O diferencial da auditoria hospitalar
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é um órgão governamental vinculado ao Ministério da Saúde e busca promover a defesa do interesse público para contribuir com o desenvolvimento das ações de saúde no país. Além de regular o mercado de planos privados definido pela lei nº 9.656/98.
É importante citar a ANS, pois ela tem um manual de normas de auditoria hospitalar com orientações e boas práticas.
Em ambientes que cuidam da saúde das pessoas, a auditoria observa também alguns pontos como a qualidade do atendimento ao paciente, cumprimento das normas, eficiência da equipe médica, monitoramento dos recursos usados e como eles são descartados.
Para compreender como funciona a auditoria hospitalar, podemos dividi-la em três tipos:
Você também pode gostar de: LGPD para hospitais: quais os desafios?
Auditoria preventiva
Ocorre antes de um processo ser colocado em prática. É muito importante para a situação financeira do hospital, uma vez que pode evitar gastos desnecessários ao avaliar os documentos previamente. Ou seja, essa auditoria alinha se é realmente viável as ações planejadas e se é a melhor decisão tomada.
Auditoria operacional
Visa analisar como está o trabalho de todos os colaboradores com relação ao paciente, se o serviço prestado é de qualidade desde a recepção até o momento da alta.
É verificado, também, se os envios de documentação da pessoa enferma está sendo feita corretamente para outras clínicas ou convênios médicos.
Auditoria analítica
Aqui, o importante é compreender os processos hospitalares por completo, é analisado todos os dados disponíveis da instituição, com o objetivo de gestores pensarem e trazerem soluções de melhorias como a eficiência da equipe médica, o desfecho clínico e os valores gastos.
Profissionais responsáveis
Por tratarmos de um local que cuida da saúde de pessoas, a auditoria hospitalar não deve ser efetuada apenas por profissionais jurídicos ou financeiros.
Um bom time é formado por enfermeiros, médicos, gestores, outros profissionais de saúde responsáveis por cada departamento hospitalar e por fim, profissionais de funções administrativas.
Essa equipe precisa avaliar processos internos trazendo melhorias para o próprio hospital, e pensar em estratégias para que o reconhecimento externo seja um exemplo de mercado. Neste caso, é recomendável, inclusive, contratar empresas terceirizadas para trazer um foco mais amplo em melhorias gerais. Com todas as etapas sendo realizadas, a auditoria hospitalar se torna importante, pois consegue identificar falhas antes delas acontecerem e em caso de algum erro a equipe já está prontamente preparada para trazer melhorias. Além disso, o atendimento ao público passa a ser mais eficiente e ocorre uma participação ativa de todos os colaboradores que percebem um crescimento financeiro sustentável e positivo da instituição.