Mentir no currículo: quais as maneiras de verificar?

A checagem de antecedentes é fundamental para verificar a veracidades das informações durante o processo seletivo

Mentir no currículo tem se tornado uma prática muito comum, e isso vai desde habilidades até formação e experiências profissionais. De acordo com uma pesquisa feita pela DNA Outplacement, empresa especializada no desenvolvimento de carreira, cerca de 75% dos brasileiros mentem no currículo.

Essa prática tem acendido cada vez mais um alerta aos recrutadores e profissionais de RH — principalmente, aqueles que atuam em grandes empresas —, que passaram a observar com mais calma os candidatos, além de buscar ferramentas e práticas para evitar esse tipo de acontecimento durante o processo de seleção, afinal, essa é uma realidade que pode prejudicar todo o andamento da empresa.

Pensando nisso, a implementação de programas de compliance e ferramentas como o background check pode ser ótimo para a assertividade nas contratações e verificar de forma mais clara e completa todas as informações fornecidas pelo candidato, prática essencial para empresas que desejam mitigar diversos tipos de erros, a fim de evitar problemas internos e externos.

Saiba como funciona o background check aqui!

O que é background check?

O background check em tradução livre significa checagem de antecedentes, que já explica bem a sua função. Basicamente, ele é um processo de verificação de antecedentes, que tem como finalidade principal validar informações de pessoas ou empreendimentos que possam ter relação com as empresas, seja para contratações, parcerias ou fusões.

Essa validação deve ser feita, principalmente pelos setores de RH, jurídico e financeiro, como forma de prevenir fraudes e irregularidades em processos internos e externos. Isso porque, através da ferramenta apenas com o número do CPF ou da CNH do candidato, é possível levantar dados que vão desde histórico profissional, judicial, fiscal e criminal. Vale ressaltar que essa verificação sempre é feita com o consentimento do candidato.

O que diz a lei?

Não existe uma lei específica sobre a inserção de informações falsas durante o processo seletivo, isso porque, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já afirmou que a prestação de informações falsas ou incompletas em currículos não configura crime, trazendo para a empresa toda a responsabilidade de verificar as informações necessárias.

Porém, houve uma mudança na legislação de proteção de dados privados (LGPD), que deixou essa verificação ainda mais complexa, criando um certo obstáculo para as empresas que desejam obter informações de candidatos por meio de pesquisas. 

Com esse cenário, o background check é a solução mais eficiente e segura para realizar essa pesquisa, de forma que não agrida nenhum tipo de lei e não prejudique a imagem da empresa.

Como o background check pode ajudar?

Há algum tempo as empresas só realizavam o background check em necessidades específicas, como em casos de fusão ou para cargos mais altos, que envolviam uma exposição maior para a empresa. Porém, esse cenário vem mudando, e muitas empresas de porte médio a grande, já estão implementando a ferramenta para qualquer tipo de contratação.

Isso porque, o background check têm se tornando uma das medidas mais eficientes para mitigar riscos e obter informações adicionais sobre o candidato, facilitando a tomada de decisões sobre a contratação, já que é possível realizar um levantamento de informações, histórico profissional e acadêmico, além de checar vínculos com pessoas, situação jurídica e criminal, entre outros. 

Leia mais: O que é background check?

Para isso, dois formatos são indicados: background check massificado e fast background check. O massificado é o ideal para empresas que precisam realizar inúmeras contratações e desejam saber informações de todos esses candidatos de forma rápida. Já o fast pode ser utilizado quando o setor deseja realizar apenas uma contratação, porém com precisa de assertividade em pouco tempo, já que esse modelo permite obter as informações necessárias de forma resumida em cerca de 8 horas.

Realizar uma contratação sem antes avaliar os riscos que ela pode oferecer para a imagem e financeiro da empresa, pode ser um grande prejuízo e o background check é uma alternativa para  identificar potenciais perigos de forma antecipada, assim as fraudes e outros tipos de crimes podem ser prevenidos, afinal, é uma ferramenta que auxilia as empresas a encontrar inconsistências no perfil profissional e ético do candidato.

Portanto, é correto afirmar que a ferramenta oferece benefícios para diversos setores, principalmente para o RH, que além de evitar riscos para a empresa, também consegue melhorar e automatizar o processo seletivo, evitando a alta rotatividade, gerando um ambiente de trabalho mais seguro e transparente entre os diferentes departamentos da empresa.

O Grupo IAUDIT possui uma equipe experiente e qualificada em checagem de antecedentes através do background check, realizando uma análise completa dos candidatos, oferecendo a segurança e assertividade necessária para a contratação.

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