Os 4 K’s do compliance garantem um olhar mais atento a todos os riscos empresariais
Com o número alarmante de golpes e fraudes, as empresas estão cada vez mais buscando garantir segurança e conformidade em todas as etapas e processos, desde contratações até o fechamento de contratos com clientes e sócios.
Por isso, ferramentas e ações que garantem minimizar os riscos nas organizações estão ganhando uma grande notoriedade no mercado, que é o caso dos KYS, KYC, KYE e KYE, conhecidos como os principais tipos de políticas e processos de compliance.
O objetivo é evitar golpes, fraudes, contratações inadequadas, parcerias e sociedades que possam manchar e gerar prejuízos para o nome do empreendimento. Assim, é possível evidenciar o quanto os processos de governança e compliance são importantes e precisam ser realizados.
Essas são etapas básicas e essenciais para empresas que desejam estar de acordo com a legislação, reduzindo o risco reputacional e garantindo que o nome e imagem do empreendimento não esteja atrelado a nada que possa danificar o posicionamento diante dos clientes e do mercado.
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Os 4 K’s da compliance e o que eles significam
KYC – Know Your Customer ou “Conheça seu Cliente”;
KYP – Know Your Partner ou “Conheça seu Sócio”;
KYE – Know your Employee ou “Conheça seu Funcionário”;
KYS – Know Your Supplier ou “Conheça seu Fornecedor”.
Entendendo cada um deles
- Know Your Customer (KYC) – Conheça seu cliente
A sigla KYC significa “Conheça Seu Cliente”, ou seja, são relacionados a procedimentos que empresas que possuem algum tipo de vínculo financeiro com o consumidor precisam realizar, principalmente bancos e fintechs. Isso porque, através dele, é possível verificar a veracidade das informações fornecidas em relação à identidade de clientes.
Empresas do mercado financeiro estão mais expostas a fraudes e golpes, por isso, a estratégia do know your customer é em busca de identificar o nível de risco de cada possível cliente antes de fechar qualquer tipo de negócio, dessa forma, permite eliminar da carteira perfis suspeitos por meio da verificação de falsidade ideológica.
- Know Your Partner (KYP) – Conheça seu Sócio
O KYP significa “Conheça seu Sócio” e é uma estratégia que visa o relacionamento entre os parceiros de negócios. Para isso, é realizada a verificação da legitimidade no âmbito fiscal, jurídico, ambiental e econômico, para entender a atuação do possível sócio diante do mercado.
Com o KYP, as empresas evitam firmar uma sociedade com nomes que podem manchar a reputação do empreendimento, com escândalos ou outro tipo de confusão. Essa é uma verificação que contribui na tomada de decisões diante a novas negociações empresariais.
- Know your Employee (KYE) – Conheça seu Colaborador
Já a sigla KYE significa “Conheça seu Colaborador”, voltada para o processo de seleção e gestão dos funcionários, garantindo uma relação segura entre os colaboradores e a empresa. Isso porque, com as práticas de compliance e uso da inteligência artificial, o gestor consegue conhecer melhor o contratado e até mesmo possíveis candidatos a vagas.
Esse processo evita que pessoas com condutas antiéticas possam causar prejuízos à empresa com desvios de prestação de contas, mau uso de cartão corporativo e vazamentos de informações confidenciais.
- Know Your Supplier (KYS) – Conheça seu Fornecedor
O KYS significa “Conheça seu Fornecedor” para permitir que as empresas avaliem se os fornecedores estão alinhados ao programa de conformidade, ou seja, é a verificação sobre a existência de problemas como infração de direitos trabalhistas ou multas ambientais, esquemas de corrupção, entre outros.
Isso permite conhecer os fornecedores e prestadores de serviços, evitando comprometer a reputação do negócio diante dos clientes e possíveis parceiras.
Saiba mais: Background Check e Due Diligence em multinacionais: como funciona?
Importância das ferramentas de compliance para a segurança da empresa
Com as ferramentas certas, que facilitam o processo de KYS, KYC, KYE e KYP, aliadas a tecnologia, garantem que as organizações tenham um olhar mais atento a todos os processos realizados, seja na contratação, parceiras, clientes ou sociedades, além de conseguir identificar se esses terceiros estão alinhados com as expectativas da empresa.
Portanto, podemos afirmar que, ao adotar procedimentos seguros e contar com soluções inteligentes, os empreendimentos conseguem proteger suas operações, melhorar as ações de marketing, garantir um atendimento personalizado de acordo com cada cliente, além de uma maior segurança na gestão.
Entre outras vantagens importantes dos processos realizados através dos 4 K ‘s, podemos citar também a avaliação de perfis suspeitos, diminuição de perdas, melhoria na gestão de contratos e redução de custos, reforçando a segurança contra perfis fraudulentos.
Empresas que não adotam uma governança corporativa junto às práticas de compliance estão suscetíveis a grandes riscos, sejam eles financeiros, operacionais ou estratégicos, já que prejuízos decorrentes de fraudes e contratações — sejam elas de colaboradores, clientes ou parcerias — estão cada vez mais comuns.
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