Empresas podem ter acesso a certidão de antecedentes?

Ferramentas podem auxiliar companhias na verificação de antecedentes por meio de informações públicas

Você sabia que as empresas podem ter acesso à certidão de antecedentes em um processo seletivo? As companhias têm o direito de fazer essa verificação de antecedentes porque as informações são públicas.

Em geral, as companhias conseguem essas informações de diversas formas. Por exemplo, podemos buscar no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado ou em unidades do Poupatempo, por exemplo.

Entretanto, nestes casos é preciso ter em mãos o RG e o CPF dos candidatos. Assim, é viável  que os órgãos façam uma pesquisa e te entreguem a certidão de antecedentes.

Mas, não se engane. Apesar de as informações serem públicas e a instituição poder acessar estes dados, você não pode solicitar uma certidão de antecedentes em um processo seletivo.

Assim como a sua empresa não pode questionar sobre religião, por exemplo, pedir este documento pode ser uma ação discriminatória.

Ferramentas ajudam na verificação de antecedentes

Que você não pode pedir a certidão de antecedentes para o candidato já ficou claro. Agora, vamos te ajudar a entender como verificar estas informações de forma prática.

A checagem em sites ou órgãos oficiais, apenas de serem caminhos para fazer a checagem, existem outras ferramentas que facilitam este trabalho. Os softwares, por exemplo, fazem tudo por você, além de economizarem tempo. Na prática, softwares fazem tudo por você e economizam tempo.

Você pode solicitar o chamado “Background Check” do grupo IAUDIT. Neste caso, a tecnologia agiliza o processo de busca dos dados sobre pessoas físicas e jurídicas.

Ou seja, além de poder fazer a verificação de antecedentes de um candidato, por exemplo, é possível fazer o procedimento com uma empresa também.

Outra vantagem do sistema é que tudo é feito de forma rápida, prática e segura. Ninguém vai saber que você pediu ou fez uma consulta.

Você já sabe como o Background Check funciona? Descubra aqui

Por que fazer a verificação de antecedentes?

Ainda está se perguntando sobre a importância de fazer uma verificação de antecedentes?  Trouxemos alguns pontos para você. Em primeiro lugar, você consegue mitigar riscos para o seu negócio.

Também podemos saber se a pessoa está envolvida em processos criminais, é viável fazer outros tipos de checagens. Entre elas estão: processos em geral, problemas financeiros, processos trabalhistas, fraudes e casos de corrupção.

Com isso, você consegue saber se a pessoa física ou jurídica possui um histórico que pode prejudicar a imagem da sua empresa ou o andamento do seu negócio.

No caso da análise de pessoas jurídicas, também é possível obter o histórico criminal, jurídico e financeiro. Assim, você evita problemas com parceiros e fornecedores, por exemplo.

Afinal, não é apenas um funcionário que pode comprometer o seu negócio. Ao fazer negócio com um fornecedor, a imagem das duas empresas está em jogo e o que uma faz pode afetar a outra.

Por fim, também se pode incluir outros aspectos na verificação de antecedentes. Por exemplo, você pode fazer investigações corporativas.

Nestes casos específicos, você consegue levantamentos fiscais, tributários, trabalhistas e empresariais. Portanto, reduz muito os riscos de fraude e corrupção.

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress