Conheça o passo a passo de uma investigação corporativa

Programa de compliance ajuda a apurar casos de condutas ilegais ou irregulares

Você sabe o que é um programa de compliance e como ele funciona? Antes de entender sobre a investigação corporativa, é preciso conhecer o compliance, que funciona como um conjunto de normas para todos da empresa.

Assim, toda a equipe saberá como agir nas mais diversas situações, tanto os gestores quanto os demais membros devem seguir as regras. 

 Com isso, será mais fácil cumprir códigos de ética, padronizar ações e fica mais fácil saber os critérios na hora de investigar.

Nesse cenário, a investigação corporativa é a forma de apurar se todos os colaboradores e líderes de uma organização estão seguindo as normas propostas pelo programa de compliance. 

Veja mais sobre programas de compliance clicando aqui.

Por sua vez, este processo significa apurar as condutas ilegais ou irregulares. Não só é possível saber quem falhou, mas quais foram as falhas.

Além disso, também dá para saber se realmente houve ou não um erro. Em alguns casos, pode ser que o problema não seja fruto da ação de alguém.

É por isso que a investigação é essencial. Por exemplo, os fatos podem parecer uma falha humana, mas ao final, pode-se apurar que foi um erro de sistema.

Contudo, se realmente houve falha, você poderá aplicar as sanções. Outro ponto importante é criar formas de evitar que o erro ocorra outra vez.

Agora é hora de saber como fazer a investigação. 

Confira o passo a passo:

1 – Crie um programa de compliance

Sem o programa de compliance, ou seja, sem as regras, fica muito difícil fazer uma investigação. Afinal, é preciso ter critérios e normas para avaliar se houve ou não um erro.

Portanto, antes mesmo de ter um problema para investigar, a organização deve criar as normas, em seguida, basta passar os detalhes para toda a equipe.

2 – Defina um comitê

Após criar o programa de compliance, você deve ter um comitê para investigar. Na prática, pode ser um grupo de diretores, por exemplo.

O comitê vai analisar todos os casos e vai reunir todas as informações para saber se houve ou não uma falha.

Caso a sua empresa não tenha experiência nesta prática, não se preocupe. Também existe a possibilidade de contratar uma consultoria especializada.

A IAUDIT Consultoria Empresarial realiza investigações corporativas. Assim, não precisa se preocupar ou mover uma equipe para esta tarefa.

Leia também: Qual a importância das investigações corporativas?

3 – Acerte os detalhes da investigação

Quais áreas serão investigadas? Por quanto tempo? Qual é o objetivo da investigação? Auditores externos serão contratados?

Estas e outras perguntas devem fazer parte do planejamento da investigação. Afinal, o processo deve ter um começo, meio e fim, de forma clara.

4 – Reúna documentos

De nada adianta investigar sem que haja documentos. Isso porque a corporação precisa de provas para montar um caso.

Tanto em caso de falhas de alguém da equipe quanto de parceiros, você precisa de dados oficiais. Portanto, tenha sempre tudo de forma organizada.

Não importa se tem os dados de forma física ou virtual. Porém, tome cuidado. A companhia nunca pode perder documentos.

5 – Faça um relatório

Por fim, não se esqueça de gerar um relatório porque tudo precisa estar documentado.

Caso tenha contratado uma empresa para fazer esta função, não se preocupe. Neste caso, você receberá todos os detalhes.

Com isso, terá dados para saber quais decisões tomar após os resultados.

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