Compliance 4.0: o que as empresas precisam ficar atentas?

Novas tecnologias favorecem o aprimoramento de programas que facilitam processos

Já ouviu falar em compliance 4.0? Em suma, o termo descreve uma forma de aprimorar processos por meio de novas ferramentas tecnológicas.

Antes de saber como o compliance 4.0 pode ajudar, na prática, o seu negócio, vamos por partes. Em primeiro lugar, é preciso entender melhor o termo.

Compliance vem do verbo em inglês “to comply”, em tradução livre significa “cumprir”, ou seja, trata-se de uma ferramenta que auxilia na governança de uma empresa.

Assim, um programa de compliance é essencial para proteger os administradores e os colaboradores de riscos. Para isso, é preciso criar e seguir algumas regras e códigos de conduta.

Em geral, um programa de compliance segue alguns pilares. Entre eles, está o mapeamento de riscos, controles internos, políticas da empresa, preparação, canais de denúncias, auditorias e due diligence.

O que é compliance 4.0?

Em resumo, é aliar a tecnologia às práticas corporativas, por meio de programas e sistemas modernos. Portanto, a empresa passa a utilizar ferramentas para mitigar riscos, aperfeiçoar processos e se adequar a normas. Por exemplo, o compliance 4.0 pode auxiliar sua empresa a se adequar a práticas ESG e à LGPD.

Desta forma, a companhia passa a usar a tecnologia como forte aliada para criar e aplicar um bom programa de compliance. Com isso, as normas passam a ser mais rigorosas e o controle, mais efetivo.

Você também pode gostar de: Conheça os pilares de um programa de compliance 

Então, os riscos de fraudes, corrupções e problemas financeiros acabam sendo menores. Por consequência, as perdas são reduzidas e os ganhos têm mais chance de aumentar.

Pontos de atenção

Com esta infinitude de possibilidades, as empresas precisam ficar atentas a alguns pontos. Para que o compliance 4.0 seja um grande aliado do seu negócio, o uso de ferramentas certas é fundamental.

Então, de nada adianta investir em softwares sem um critério ou um plano de ação. Antes de buscar programas, é preciso saber se as ferramentas estão alinhadas aos interesses da companhia.

Se o seu objetivo é aumentar a segurança, é necessário criar um programa de compliance voltado a este ponto. Em seguida, deve-se procurar uma empresa especializada para te auxiliar com as melhores ferramentas.

Além disso, você pode utilizar o compliance 4.0 para cruzar dados e obter melhores resultados em indicadores fundamentais na sua empresa, aperfeiçoar práticas internas, fazer investigações, treinamentos, entre outras tarefas.

No dia a dia, as ferramentas também ajudam a organização a se comunicar com qualquer funcionário a qualquer momento. Logo, os valores e a cultura da empresa são passados de forma mais fácil.

Este ponto ganha ainda mais destaque ao considerarmos o contexto de pós-pandemia, em que o trabalho remoto se tornou uma realidade. Portanto, você consegue garantir que as normas sejam cumpridas, mesmo a distância.

Os resultados são uma empresa sólida, uma equipe com muita sinergia e resultados cada vez mais satisfatórios. Assim, tomar decisões, gerenciar uma equipe, administrar projetos e se adequar à legislação para evitar problemas acabam sendo tarefas simples e práticas.

Exit Popup for WordPress
plugins premium WordPress