Antecedentes médicos: No que o Background check ajuda para evitar contratações de falsos médicos e crimes contra pacientes?
Vemos notícias de falsos médicos oferecendo atendimento irregular, trazendo diversas consequências jurídicas para os centros de saúde. Além de colocar a vida de muitas de pessoas em risco por imprudência.
O tipo mais comum de fraudes vistas são aquelas em que médicos atuam nos hospitais utilizando um CRM falso ou até mesmo de outro médico em atuação, e se promovem nas redes sociais para gerar seguidores e engajamento na busca por credibilidade, fazendo muitas pessoas acreditarem e não buscarem informações complementares sobre o possível profissional.
O background check desempenha um papel fundamental, ajudando a prevenir irregularidades contra pacientes e mantendo transparente a reputação da unidade de saúde.
Saiba como funciona o background check aqui!
Importância do background check para médicos
O background check é uma ferramenta essencial para qualquer empresa e setor que busca mitigar erros e trazer conformidade. Com ele, a empresa consegue ter informações relevantes que ajudam na contratação desse profissional, como identidade, antecedentes trabalhistas, de crédito, criminais e, principalmente, o CRM.
Por meio da verificação, é possível identificar se a pessoa realmente está dizendo a verdade, se suas credenciais batem com os apresentados e se possuem antecedentes. Dessa forma, evita-se crimes como falsidade ideológica e golpes nas instituições do setor. Além disso, a verificação também pode ser uma ferramenta importante na prevenção de casos de abuso sexual.
Com esse crescimento de identidades falsas no setor hospitalar, as instituições que não realizam uma verificação de antecedentes médicos podem sofrer diversos impactos negativos, além de correr grandes riscos como crimes contra pacientes, vazamento de dados de pacientes e colaboradores, descumprimento da LGPD, corrupção e o maior de todos, contratações falsas.
Antecedentes médicos: Background Check além da contratação
Com efeito, o background check é uma ferramenta universal que vai além da sua aplicação em contratações. Por meio desse processo, diversas informações são recebidas, permitindo que as empresas e instituições tomem decisões mais controladas e criteriosas. Essas informações podem incluir histórico criminal, verificação de referências, validação de credenciais, análise de experiência profissional, entre outros aspectos relevantes.
No caso de falsos médicos atuando na área, podemos observar um grande crescimento a cada ano. Apenas em 2021, o Conselho Regional de Medicina (Cremers) recebeu 47 denuncias de exercício ilegal de medicina, isso somente no Rio grande do Sul. Quando falamos em assédio — que também ocorre com frequência —, o número se torna ainda maior.
O Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou, entre 2015 e 2021, 177 casos de abuso sexual denunciados às autoridades do Rio de Janeiro, mas esse número tende a crescer. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública afirma que apenas 10% dos crimes são notificados no país.
Leia mais: O que é background check?
Entenda como funciona
A aplicação adequada do background check personalizado fortalece a confiança dos pacientes e do público em geral. Contudo, ao demonstrar o compromisso da instituição em promover a excelência na prestação de serviços de saúde, contribuir para a construção de um suporte sólido e respeitável no setor. Por causa disso, fundamental em um ambiente altamente regulamentado e exigente como o das instituições médicas.
A melhor forma de obter bons resultados é que essa verificação não seja interna, e sim, realizada por profissionais externos, como o trabalho que o Grupo IAUDIT realiza. Assim, é possível ter clareza em todos os resultados, além de uma equipe especializada no assunto e a ajuda de ferramentas tecnológicas que garantam 100% de conformidade.